Ingerir determinados alimentos, fazer refeições pesadas ou, até, uma maior predisposição para problemas gástricos pode fazer com que sinta ardor, desconforto e dor no estômago. Quando isso acontece, é aconselhável ter cuidados redobrados com a dieta que faz e, durante pelo menos dois ou três dias, deve privilegiar alimentos que ajudam a acalmar o estômago, aliviando a dor e o incómodo sentidos. Conheça os alimentos que ajudam a acalmar o estômago!

 

 O princípio básico a ter em conta é que deve optar por alimentos que sejam de fácil digestão, os quais devem ser baixos em gorduras, como facilmente se compreende, mas também em fibras, já que estas levam mais tempo a ser digeridas, o que pode acentuar a dor e o desconforto. Os alimentos cozidos, como legumes cozidos e sopas com pouca gordura, ajudam a restabelecer o equilíbrio e o a retomar o bom funcionamento do estômago, ao mesmo tempo que garantem o aporte necessário de vitaminas e sais minerais de que o seu corpo precisa. Quando sentimos dor de de estômago podemos ter a tendência para evitar comer, o que pode comprometer a saúde, resultando numa carência dos nutrientes de que precisamos.

 

Para além de escolher alimentos de fácil digestão, deve também beber mais água e ingerir chás de plantas que atuam de forma calmante sobre o estômago, como a camomila, erva-cidreira, boldo, alcaçuz, ou sumo de batata crua, que é altamente alcalino e que, por isso, ajuda a baixar os níveis de acidez no estômago, atenuando a dor. Para fazer este sumo, basta juntar num liquidificador 1 batata inglesa lavada, descascada e cortada em pedaços e 200 ml de água, triturando até obter um sumo. Coe este preparado e beba 1 vez por dia.

 

Deve, igualmente, ter especial atenção aos alimentos que, pela sua acidez, podem agravar os sintomas, os quais deve evitar como é o caso da laranja, do limão e do maracujá. Evite também os temperos e condimentos, reduzindo o consumo de sal e evitando pimentas e picantes. Deve também evitar beber café ou reduzir o seu consumo, assim como deve evitar refrigerantes e bebidas alcóolicas. Evite consumir alimentos industrializados, refeições pré-cozinhadas e pratos ricos em gorduras.

 

Alimentos que ajudam a acalmar a dor de estômago:

 

- maçã, pêra, papaia, melão, banana – deve consumir estes frutos sem casca, cozidos (no caso da maçã e da pêra) ou esmagados em puré, o que facilita ainda mais a digestão;

- abóbora, beringela, cenoura, espinafre, curgete – cozidos e, caso assim deseje, triturados;

- batata, batata doce – cozidas;

- carne branca, peixe, tofu – de preferência grelhados;

- bebidas vegetais de arroz, soja ou aveia;

 

Tenha em atenção:

 

Em caso de dor de estômago, é aconselhável optar pelo arroz, massa e pão brancos, porque têm menos fibra que os cereais integrais.

No que diz respeito aos laticínios, opte pelos magros (iogurte, leite e queijo), que, sendo desnatados, são de mais fácil digestão.

Tempere os seus pratos com pouco azeite e prefira ervas aromáticas que facilitam a digestão, como os coentros e o manjericão.

 

A dor de estômago tende a passar ao fim de dois a três dias. Se os sintomas persistirem ou caso se agravem deverá consultar o médico.

 

Após o alívio da dor, retome uma dieta equilibrada, fazendo-o de forma gradual e começando por ingerir legumes crus (para além dos legumes cozidos), fruta com casca (caso se aplique) e leguminosas, como grão de bico, lentilhas, feijão, passando depois a reintroduzir os cereais integrais (arroz, pão e massa), os laticínios (sem ser desnatados) e a carne vermelha e os ovos, que nem sempre são bem tolerados em caso de dor de estômago, dependendo de cada pessoa.

 

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