O seu carrinho está vazio!

Guia Diabetes: Aprenda a controlar os seus níveis de Glicose

16 de Dezembro, 2019

A Diabetes é uma perturbação em que os valores de açúcar no sangue (glicose) são normalmente elevados, uma vez que o organismo não produz insulina ou utiliza-a de forma inadequada.

Mesmo que não sofra de diabetes é importante saber controlar os seus níveis para evitar a progressão da doença.

A Diabetes é uma perturbação em que os valores de açúcar no sangue (glicose) são normalmente elevados, uma vez que o organismo não produz insulina ou utiliza-a de forma inadequada. Mesmo que não sofra de diabetes é importante saber controlar os seus níveis para evitar a progressão da doença.

Segundo dados estatísticos existem cerca de 250 milhões de diabéticos no mundo. Em 2016, quase um milhão de portugueses com mais de 30 anos sofria de diabetes, uma doença que mata mais de 12 pessoas por dia em Portugal. 

  • GLICOSE – Valores de Referência dia diabetes

O controlo dos níveis de glicose é fundamental para manter a qualidade de vida e evitar consequências graves no futuro. Apesar de ser uma doença sem cura, a diabetes pode ser controlada com pequenos cuidados diários, benéficos para todos. Os cuidados mais básicos que as pessoas devem seguir são uma alimentação saudável e a prática de exercício físico.  

  • NORMOGLICEMIA

É o termo usado quando os valores da glicose estão dentro da normalidade. Estes valores devem estar entre os 80mg/dl e os 140 mg/dl, dependendo se a análise foi feita em jejum ou não. 

  • HIPERGLICEMIA

Em caso de hiperglicemia, os valores da glicose ultrapassam os valores normais (normoglicemia). Isto pode dever-se a 3 fatores: o organismo produz insulina a menos, o organismo não utiliza bem a insulina ou uma combinação das duas. Assim sendo, quando os valores de glicose no sangue são superiores a 110mg/dl é sinal de hiperglicemia. Poderá sentir sintomas como: boca seca, sede, vontade de urinar constante e cansaço. 

  • HIPOGLICEMIA

Ocorre hipoglicemia quando os valores da glicose são muito baixos. Os sintomas podem incluir: tremores, suores, fraqueza, tonturas, visão dupla ou batimentos cardíacos rápidos e fortes. Se o nível de glicemia for inferior a 80mg/dl ingira ou beba imediatamente um hidrato de carbono. Tenha em mente que, se a hipoglicemia não for detetada e devidamente tratada pode ter consequências graves como lesões cerebrais ou morte. 

Evite variações bruscas de glicemia com os nossos conselhos: 

  • Mantenha a sua rotina diária e horários diários de refeições e exercício físico.
  • Meça os seus níveis de glicemia e partilhe os seus registos com o seu médico. 
  • Estabeleça com o seu médico objetivos de peso e a atividade física ideal.
  • Quando sair de casa, leve sempre consigo rebuçados ou pacotes de açúcar para puder tratar em qualquer altura as “baixas de açúcar” (hipoglicemia).

Ver produtos GlucoNatura

Voltar |

Posts relacionados

Diabetes e a sua prevenção

2 de Março, 2018 Ossos, articulações e cartilagens, Corpo humano

Diabetes e a sua prevenção

Se tem antecedentes na família, há que ter cuidados redobrados. Antes prevenir do que remediar! Conh...

Ler mais
Diabetes tipo 2: evitar a todo o custo!

13 de Abril, 2018 Corpo humano

Diabetes tipo 2: evitar a todo o custo!

A diabetes atinge milhares de pessoas um pouco por todo o mundo, por isso a palavra de ordem é preve...

Ler mais

Produtos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização