O seu carrinho está vazio!

Os benefícios da sardinha

2 de Junho, 2022

Adorada por alguns, pouco apreciada por outros, a sardinha assume um papel de destaque na mesa portuguesa e de forma especial no mês de junho, por estar associada à celebração dos santos populares. Saiba que a sardinha é um dos alimentos mais ricos em nutrientes e que traz mais benefícios à saúde. Conheça-os e celebre com a rainha dos mares!

Diz a tradição popular que a sardinha, em Portugal, só é boa nos meses que não têm a letra “r” no nome: maio, junho, julho e agosto, mas a verdade é que a sardinha é um dos alimentos que oferece maiores benefícios à saúde, devendo ser consumida ao longo de todo o ano, quer seja ao natural, quer na forma de conserva. A sardinha de conserva tem mais Cálcio que a sardinha ao natural (por causa da espinha), embora também tenha mais calorias e sal. Deve ser grelhada, perdendo propriedades quando é frita.

Pequena em tamanho, mas rica em nutrientes, a sardinha fornece quase tanta proteína como a carne vermelha e contém mais Cálcio que o leite. Tem poucas calorias, e as suas proteínas ajudam a manter a saciedade por mais tempo. De entre os seus benefícios para a saúde, destaca-se a prevenção de doenças cardiovasculares, o fortalecimento dos ossos e a sua ação benéfica sobre o cérebro, contribuindo para proteger a memória e a capacidade de concentração.

 

O consumo de sardinha ajuda a:

1 – Prevenir doenças cardiovasculares

É, a par com o azeite e a noz, dos alimentos mais ricos em Omega 3, um ácido gordo altamente benéfico para a saúde, com propriedades anti-inflamatórias que fazem com que ajude a fortalecer o sistema imunitário, e a baixar os níveis de colesterol e de triglicerídeos no sangue, o que protege a saúde do coração e ajuda a evitar enfartes e derrames. Curiosamente, é nos meses de setembro e outubro que a sardinha contém maiores níveis desta gordura, sendo nutricionalmente mais rica. O Omega 3 contribui para a produção de hormonas que regulam a coagulação sanguínea, a contração e relaxamento das paredes das artérias, o que ajuda a combater inflamações e a prevenir doenças do coração.

2 – Diminuir os níveis de mau colesterol e a aumentar o bom colesterol

Graças à ação benéfica do Ómega 3, que ajuda a diminuir o LDL (mau colesterol) e a aumentar do HDL (bom colesterol).

3 – Diminuir os triglicerídeos no sangue

Os triglicerídeos são as principais moléculas de gordura presente no sangue, servem como reserva de energia e provêm sobretudo dos alimentos ricos em hidratos de carbono. Quando se encontram em excesso no organismo, podem provocar enfartes e outros problemas cardiovasculares, e pancreatites.

4 – Baixar a pressão arterial e a combater a hipertensão

Os nutrientes oferecidos pela sardinha ajudam a melhorar a fluidez do sangue, alterando a estrutura da membrana das células sanguíneas destacando-se, a este nível, a ação benéfica do Omega 3. Desta forma, eles ajudam a baixar a pressão arterial, combatendo a hipertensão.

5 – Melhorar o funcionamento do cérebro

É rica em minerais como o Selénio, o Magnésio e o Fósforo, e por isso ajuda a melhorar a memória e o desempenho das funções cognitivas, favorecendo a capacidade de concentração e a aprendizagem e ajudando a retardar o aparecimento de doenças associadas à perda de capacidades mentais.

 6 – Atenuar o stresse, melhorar o funcionamento do sistema nervoso e prevenir a ansiedade e a depressão

Porque, para além dos sais minerais, também contém vitaminas do complexo B, que atuam de forma muito benéfica no sistema nervoso, a sardinha contribui para aliviar sintomas de stresse, ajudando a prevenir a ansiedade e a depressão.

7 – Fortalecer os ossos

Sendo rica em Cálcio e vitamina D, a sardinha ajuda a proteger a saúde dos ossos e a prevenir o aparecimento de doenças como a osteoporose. No período da menopausa a mulher deve aumentar o consumo deste alimento para combater a descalcificação óssea. A sardinha em lata contém mais Cálcio, uma vez que este se concentra, sobretudo, na espinha.

8 – Melhorar a capacidade motora

A sardinha é dos poucos alimentos que é uma fonte de vitamina D, o qual é essencial para fixar o Cálcio nos ossos, sendo também rica em Fósforo, outro mineral fundamental para o fortalecimento ósseo e para melhorar a capacidade motora.

Voltar |

Posts relacionados

Alimentos bons para o coração

21 de Mai, 2018 Corpo humano

Alimentos bons para o coração

O coração é o nosso músculo mais romântico. Conheça alguns alimentos que podem ajudar a fortalecê-lo...

Ler mais
Alimentos para dormir melhor

30 de Agosto, 2021 Dicas e receitas

Alimentos para dormir melhor

Os nossos hábitos e alimentação influenciam diretamente na qualidade do nosso sono. Por um lado, a i...

Ler mais

Produtos relacionados

Saiba que a sardinha é um dos alimentos mais ricos em nutrientes e que traz mais benefícios à saúde. Conheça-os e celebre com a rainha dos mares!

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização