O seu carrinho está vazio!

6 Consequências do excesso de trabalho para a sua saúde

3 de Março, 2020

O excesso de trabalho é uma realidade cada vez maior na sociedade, devido à importância crescente da produtividade nas empresas.

Isto traduz-se no aumento da carga laboral, o que obriga os trabalhadores a dedicarem mais horas do seu dia ao emprego.

As consequências do excesso de trabalho podem não ser sentidas de imediato, no entanto deve manter-se vigilante.

De acordo com um estudo apresentado pelo Universidade de Ohio, mais de 8 horas por dia de trabalho não só prejudicam gravemente a saúde, como reduzem significativamente a capacidade e motivação dos trabalhadores, pois não estão completamente saudáveis. 

Se está constantemente a adiar/cancelar as suas horas de refeição e hidratação, provavelmente está com de excesso de trabalho. Isto irá afetar a produtividade no trabalho, pois o organismo deixa de receber comida suficiente para se restabelecer. Podemos não sentir as consequências de imediato, mas, a longo-prazo, podem surgir doenças ou problemas mais graves de saúde. Outro sintoma de excesso de trabalho é o facto de não conseguir “desligar-se” ou levar trabalho para casa. 

Tudo isto contribui para que tenhamos menos tempo para nós e para as nossas relações, gerando altos níveis de “stress”, que é um dos grandes causadores de vários tipos de doença do foro mental e físico. Temos o exemplo do BURN-OUT (doença do Séc. XXI), um distúrbio emocional que resulta de situações de trabalho desgastante. 

Quais as consequências do excesso de trabalho?

  1. Ansiedade (stress crónico).
    A ansiedade e o “Stress” são dos problemas mais comuns como consequências do excesso de trabalho. Quando não tratadas podem tornar-se crónicas.
  2. Depressão.
    Tristeza profunda, incapacidade progressiva de realizar as tarefas diárias, incapacidade de sentir prazer ou alegria são alguns dos sintomas. Trabalho a mais faz mal à saúde mental!
  3. Perturbações de sono.
    Não conseguir adormecer, despertar a meio da noite, ter pesadelos, terrores noturnos, são sintomas de que algo não está bem!
  4. Dores de cabeça (constantes).
    O stress e a ansiedade manifestam-se muitas vezes em dores de cabeça. Para além disso, o uso excessivo de computador pode intensificar essas mesmas dores (parte frontal). Tente fazer pausas ao longo do dia, se trabalha à frente do computador.
  5. Problemas Cardiovasculares.
    O “stress” acumulado conduz a problemas do coração. Quando trabalha em excesso e os seus níveis de stress atingem picos, a probabilidade de ocorrer um AVC é maior. 
  6. Solidão e Isolamento Social.
    Se dedica todo o seu tempo ao trabalho, as relações privadas ficam em último plano. Acaba por passar menos tempo com os que mais gosta, aumentando a predisposição para a depressão. Dedique parte do seu tempo à sua família e amigos!
Voltar |

Posts relacionados

10 Alimentos que ajudam a combater a depressão

23 de Janeiro, 2020 Dicas e receitas, Corpo humano

10 Alimentos que ajudam a combater a depressão

A saúde mental é tão importante como as restantes…. Fique a conhecer quais os dez alimentos que o ir...

Ler mais

Produtos relacionados

Descubra como aliviar os seus níveis de stress e/ou ansiedade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização