Há um caldo, indicado pelas nossas avós para o tratamento de gripes, constipações, falta de apetite, estados de fraqueza, etc., cujos efeitos positivos, para satisfação de todos, possui um fundamento científico.

Trata-se da nossa bem portuguesa canja de galinha, inspirada num prato indiano divulgado no séc. XVI pelo médico português Garcia de Orta, que vivia na Índia.

Uma canja de galinha à nossa maneira inclui:

  • Frango (ou galinha) do campo. Rico em zinco, além de reforçar o sistema imunológico, liberta um aminoácido, a cisteína, que atua sobre a expetoração, liquefazendo-a e descongestionando as vias respiratórias.
  • Cebola e alho, ricos em selénio e ótimos para o reforço imunológico, sendo a primeira também indicada para o descongestionamento das vias respiratórias.
  • Hortelã em raminhos, que possui inúmeros benefícios, entre os quais descongestionamento do nariz e da garganta. É adicionada à cozedura do frango e acrescentada, crua, ao caldo a servir.
  • Os miúdos do frango, ótima fonte de vitamina C, vitamina A e vitamina B6.
  • Também o arroz, o último ingrediente a ser acrescentado, se revela bastante útil, pois contém potássio, ferro e magnésio, que promovem o equilíbrio da tensão arterial e dos níveis de colesterol.

Por fim, o caldo enriquecido com todos os ingredientes citados e que, tomado quente, ajuda a manter o organismo hidratado, a libertar mais facilmente o muco e a expulsar mais rapidamente os vírus que atacam a mucosa nasal.

SABIA QUE…

  • Evite, na medida do possível, os espaços fechados e sem ventilação natural, pois são um dos principais focos de constipações e gripes.

NÃO SE ESQUEÇA:

  • Nunca tome nenhum suplemento vitamínico sem consultar primeiro o seu médico.

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do e-mail apoioacliente@blissnatura.pt

Osteoporose e exercício físico para séniores
A 20 de outubro assinalou-se o Dia Mundial da Osteoporose. ...
Gripes e constipações - Sistema imunitário
Com a chegada do outono, que entreabre a porta ao inverno prevenç&at...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização