Os Ómega são ácidos gordos que têm inúmeros benefícios para a saúde. Existem 3 tipos: 3, 6 e 9. Os Ómega-3 (alfa-linolénico) e os Ómega-6 (ácido linoleico) são chamados essenciais pois, ao contrário dos Ómega-9, que o corpo consegue produzir, têm de ser fornecidos pela alimentação para evitar carências graves para a saúde.

 

Função: Os Ómega têm a capacidade de se transformarem numa espécie de hormonas de ação local que influenciam inúmeras funções do organismo, como a reprodução, a inflamação, a tensão arterial, a coagulação sanguínea e a imunidade, entre outras. Desta forma, reduz o risco de doenças cardíacas, diminui a gravidade de processos inflamatórios e doenças autoimunes, melhora a função cognitiva e o desenvolvimento nas crianças e os sintomas de doenças mentais como depressão e Alzheimer.

 

Fontes: Os Ómega-3 estão presentes nas nozes, no óleo de linhaça, na soja, nos espinafres, nos peixes gordos e nas algas; pode encontrar os Ómega-6 em alimentos como girassol, soja, cártamo, milho, algodão, onagra, prímula, groselha preta, borragem, carne e gema de ovo; e os Ómega-9 no azeite, no abacate, nas gorduras de aves, na azeitona, no amendoim e na amêndoa.

 

Carência: A deficiência destes ácidos gordos no organismo poderá estar na origem de distúrbios psicológicos, como perturbações do humor, ansiedade e depressão. Também pode gerar perdas mais precoces de memória e de capacidades cognitivas.

 

Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para a manutenção da boa saúde e evitar doenças. Em caso de dúvidas, converse com o seu médico ou farmacêutico.

 

Teste extraído do livro “Guia para uma alimentação saudável”, Bliss-Repger, 2013.

O poder do abacate: perda de peso, saúde do cérebro e saúde cardiovascular
O abacate é um dos alimentos mais completos e benéficos para ...
Do controlo do colesterol ao combate à fadiga: Conheça 11 benefícios da canela para a saúde
A canela é uma especiaria amplamente consumida no mundo e que traz d...
Também pode gostar de:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização