O seu carrinho está vazio!

Desvende as propriedades do sândalo

5 de Abril, 2023

De nome científico Santalum álbum L., o sândalo é uma planta medicinal, também conhecida como sândalo-branco ou sândalo-indígena, utilizada pelas terapias alternativas como complemento ao tratamento de doenças do sistema urinário, problemas de pele e bronquite.

 

O sândalo é refrescante e revigorante, tanto para o corpo quanto para a mente. Embora não esteja cientificamente comprovado, acredita-se que o uso desta planta ajuda a aumentar a inteligência, potenciando a capacidade de meditação e a intuição.

Esta planta pode ser utilizada para preparar óleos de massagem e pode ser aplicada diretamente em áreas onde sente dor, como a cabeça, garganta, coluna e outras partes do corpo. Pode ainda ser utilizada para fazer inalações.

O sândalo não pode, de forma alguma, ser ingerido, exceto em caso de recomendação médica e de dosagens mínimas.

As suas propriedades medicinais conhecidas são antibacterianas, adstringentes, antidepressivas, afrodisíacas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas, antissépticas, aromáticas, diuréticas, sedativas, carminativas e age como tônico estomacal.

Devido às suas propriedades benéficas, esta planta é benéfica para ajudar a aliviar e tratar bronquites, cólera, cistites, dor de garganta, depressão, febre, fadiga, frigidez, herpes, gonorreia, impotência sexual e outras disfunções eréteis, infertilidade feminina e masculina, infeções do trato urinário, tosse, úlceras, tuberculose e uretrites.

As partes utilizadas do sândalo são a casca e o óleo essencial.

 

Aplicações práticas do sândalo como complemento ao tratamento de:

Infecção urinária e cistite

Adicionar 10 gotas de óleo essencial de sândalo numa bacia com 1 litro de água, e sente-se de forma a ficar com os órgãos excretores submersos nesta água por aproximadamente 20 minutos. Repita este procedimento até notar uma diminuição dos sintomas da infeção urinária.

 

Problemas de pele e/ ou respiratórios

Coloque água quente numa bacia e acrescente 12 gotas de óleo de sândalo. Debruce-se sobre o recipiente para inalar os vapores que emanam dele. Ideal para situações de acne, eczema, pele seca, bem como para doenças do foro respiratório.

 

Cabelos secos

Se o seu cabelo está seco e danificado, misture 5 gotas de óleo numa porção de água. Lave o cabelo como habitualmente e enxague bem. Depois, espalhe sobre o cabelo a água com o óleo de sândalo e não enxague, deixando secar ao natural.

 

Pele hidratada

Coloque 3 gotas de óleo na porção de creme que vai usar e aplique sobre o rosto. Se quiser hidratar a pele do corpo triplique a quantidade de óleo no creme que vai utilizar.

 

Revitalizante dermatológico facial

Ingredientes

8 gotas de óleo de sândalo

4 gotas de óleo de gerânio

3 gotas de óleo de amêndoas doces

 

Misture os três óleos e aplique suavemente no rosto sem aproximar dos olhos. Deixe atuar por cerca de 20 minutos antes de retirar o excesso com um pedaço de algodão e enxaguar o rosto. Verá como a sua pele fica rejuvenescida e macia.

 

Contra espasmos

Este óleo é um sedativo natural que relaxa e alivia os espasmos musculares. Relaxa os músculos e os vasos sanguíneos o que diminui as contrações destes órgãos. Em caso de cólicas ou dores, massage localmente com um pouco de óleo.

 

Anti-inflamatório

Tanto a pasta da madeira de sândalo como o seu óleo essencial são muito eficazes como anti-inflamatórios. Eles têm um efeito refrescante e ajudam a aliviar inflamações.

 

Atenuar cicatrizes

Faça uma pasta com pó de sândalo e água de rosas. Aplique sobre a cicatriz e deixe repousar de um dia para o outro. De manhã, basta lavar a zona da cicatriz para eliminar o produto.

 

Neutralizador de odores

Adquira uma porção de raspas de madeira de sandalo (como se fosse pot-pourri) e distribua por pequenos saquinhos de musselina. Coloque nas gavetas da roupa ou no roupeiro.

Voltar |

Produtos relacionados

De nome científico Santalum álbum L., o sândalo é uma planta medicinal, também conhecida como sândalo-branco ou sândalo-indígena, utilizada pelas terapias alternativas como complemento ao tratamento de doenças do sistema urinário, problemas de pele e bronquite.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização