As dores musculares são comuns e, além de incómodas, podem ter várias causas. Desde os excessos da prática desportiva ao sedentarismo, a falta de alongamento, falta de postura e outras doenças podem influenciar nas dores dos músculos.

 

É de conhecimento geral que a aplicação de gelo ou calor na região afetada pode reduzir a inflamação, o inchaço e aliviar as dores. Entretanto, existem opções de tratamentos naturais que podem ajudar a aliviar as dores musculares. Separamos abaixo 7 dicas.

 

Arnica

A Arnica é uma planta medicinal utilizada principalmente como anti-inflamatório, analgésico e cicatrizante. Ela ajuda a controlar inchaços, contusões e também ajuda a diminuir os hematomas. Pode ser utilizada em forma de gel, creme, óleo ou em compressas.

 

Curcuma

A curcuma é uma raiz que possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, antioxidantes e antimicrobiana. Ela aumenta a capacidade antioxidante do corpo, combate o envelhecimento precoce e doenças inflamatórias do organismo. Pode ser consumida como especiaria, sendo incluída na preparação de refeições.

 

Açafrão

Assim como a Curcuma, o açafrão também é uma raiz com propriedades medicinais. Ele possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de provocar outros efeitos terapêuticos no corpo na área cardiovascular, imunológica e do sistema nervoso. Pode ser consumido como especiaria, incluído em outros alimentos, como sopa, arroz e legumes.

 

Gengibre

O gengibre também possui ação anti-inflamatória e analgésica, com propriedades que auxiliam na recuperação muscular após os exercícios físicos. A raiz considerada como um alimento completo por possuir ação desintoxicante e bactericida, além de contribuir para a saúde do sistema digestivo, respiratório e circulatório.

 

Alecrim

O alecrim é uma planta que possui propriedades anti-inflamatórias e diversas outras propriedades terapêuticas, como antidepressiva, digestivas, e de recuperação do sistema nervoso. Ela ajuda a relaxar os músculos, aliviando assim as dores. Pode ser consumida em forma de chá ou o chá também pode ser aplicado com uma compressa no local afetado.

 

Alfazema

A Alfazema, também conhecida como lavanda, possui ação analgésica e relaxante. A planta pode também ser utilizada para tratar ansiedade, depressão e má digestão. Pode ser ingerida em forma de chá, no caso de problemas digestivos ou pode ser utilizado o óleo como massagem no local afetado pela dor.

 

Hortelã Pimenta

A Hortelã-Pimenta é uma planta medicinal que é utilizada no tratamento de dores e inflamações, problemas estomacais, dores de cabeça, entre outros. Para aliviar as dores musculares deve ser utilizado o óleo essencial de Hortelã-pimenta, com massagens no local a tratar.

Importância de uma boa noite de sono para a recuperação do organismo
Durante o sono, as energias são repostas e o metabolismo é re...
Curcuma para aliviar dores e inflamações naturalmente
A Curcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, &ea...
Também pode gostar de:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização