À medida que a idade avança, o aparelho digestivo torna-se mais preguiçoso e menos eficiente.

Por isso, é importante ter uma boa função digestiva, para que o trânsito intestinal esteja sempre regulado.

Para desfrutar de uma boa saúde pratique uma dieta saudável. Uma alimentação pobre em fibras e rica em alimentos refinados levam ao aparecimento de problemas digestivos na meia-idade. As queixas mais frequentes são indigestão, inchaço, obstipação, flatulência e, quando a situação evolui para algo mais grave, a diverticulose.

A diverticulose ocorre quando se formam bolsas nas paredes dos intestinos; a comida pode alojar-se nessas bolsas, onde fermenta, produzindo grandes quantidades de gases, inchaço e cólicas abdominais. Esta situação chega a provocar febre e náuseas. 

É importante prevenir!

A melhor forma de evitar distúrbios digestivos é fazer uma dieta rica em fibras. Deve também ingerir mais água, porque a fibra incha e absorve-a nos intestinos. Alimentos ricos em fibra são: aveia, batatas cozidas, lentilhas, arroz integral, feijões, fruta e pão integral. Consumir vegetais crucíferos, como brócolos e couves com frequência, ajuda também a melhorar o seu trânsito intestinal. 

Teste o seu trânsito intestinal!

Para saber se o seu aparelho digestivo está a funcionar bem pode fazer o teste do trânsito intestinal. Ingira um alimento que normalmente não inclui na dieta (Ex: beterraba crua), de forma a conseguir identificá-la nas fezes. 
O tempo que decorre entre o momento que ingere o alimento e o seu primeiro aparecimento nas fezes deve ser entre 12 a 14 horas e a cor da beterraba deve desaparecer das fezes após 36-48 horas (tempo de retenção). Se o tempo de trânsito for superior a 14 horas e o tempo de retenção de 72 horas, significa que o intestino é lento.

O intestino preguiçoso pode ser tratado com recurso a terapias complementares, como massagens, acupuntura, homeopatia e naturopatia. A toma de laxantes e produtos à base de farelo deve ser evitado pois impede que o organismo assimile nutrientes. 

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