O seu carrinho está vazio!

A importância da vitamina D

Numa sociedade em que as dores nas costas e os problemas ósseos afetam uma grande parte da população, a vitamina D assume um papel de destaque, graças à sua ação benéfica na fixação do Cálcio nos ossos. Para além disso, também é muito importante para a saúde mental, outro problema que afeta muitas pessoas. Conheça os benefícios da vitamina D e saiba como pode tirar o melhor partido deste milagre que a Natureza nos oferece gratuitamente.

A vitamina D destaca-se das demais por inúmeras particularidades. A primeira delas prende-se com o facto de não se obter a partir da alimentação, pelo menos na sua maior parte. Alguns alimentos contêm vitamina D, que pode também ser ingerida na forma de suplementos, mas ela é essencialmente produzida pelo organismo como resposta à exposição ao sol.

A vitamina D assiste alguns processos vitais do organismo, nomeadamente a fixação do Cálcio nos ossos, o que faz com que ela seja indispensável à formação de ossos fortes. Para além disso, ela também intervém em processos digestivos e atua sobre o sistema nervoso, contribuindo para prevenir a depressão e a ansiedade. A sua influência é também sentida ao nível do sistema imunitário, que ajuda a fortalecer, melhorando também o sistema circulatório e ajudando a prevenir doenças como a diabetes, a esclerose múltipla, ou problemas cardíacos.

A vida citadina faz com que muitas vezes as pessoas não recebam a luz solar que é necessária para a produção de vitamina D, o que propicia a disseminação das dores nos ossos e de outros problemas.

A vitamina D é sintetizada pelo organismo através da absorção direta dos raios Ultravioleta B (UVB) mas, uma vez que eles são também responsáveis por doenças de pele como o cancro de pele, esta exposição solar deve ser SEMPRE feita com as devidas precauções:

- Evite as horas de maior calor, especialmente no tempo quente,

- Basta expor os antebraços, as pernas e as mãos sem protetor solar, mas NUNCA por mais de 30 minutos, no máximo. O tempo de exposição solar varia consoante o seu tom de pele: peles mais claras NÃO devem estar expostas à luz direta do sol por mais de 15 minutos seguidos. No caso das peles mais escuras, a melanina pode dificultar a absorção dos raios UVB, sendo necessária uma exposição solar mais prolongada, mas sempre com as devidas precauções para evitar outros danos.

- Receber a luz solar através do vidro de uma janela não surte o mesmo efeito, uma vez que o vidro cria uma barreira protetora em relação aos raios UV.

- No tempo mais quente deve usar um protetor solar, mesmo que escolha um fator abaixo de 30, e ter muito cuidado com o tempo de exposição (nunca acima de 15 minutos).

 - Mantenha-se sempre bem hidratado, bebendo água, chás e sumos naturais antes, durante e após a exposição solar – as bebidas alcoólicas, para além de serem prejudiciais a outras funções no organismo, contribuem para a desidratação.

 

Para além da exposição diária ao sol, a vitamina D também pode ser obtida através de alguns alimentos, tais como:

- Óleos de salmão, atum e sardinha,

- Gema de ovo

- Fígado

- Leite

- Iogurte

- Queijo

 

A ingestão de alimentos de origem animal é essencial para que o organismo não tenha carência desta vitamina e, caso não seja ingerida desta forma, é essencial tomá-la através de suplementos.

A partir dos 70 anos o organismo tem maior dificuldade em sintetizar a vitamina D e os problemas ósseos acentuam-se, o que faz com que seja necessário ter cuidados redobrados com a alimentação/suplementação/ exposição solar CONTROLADA.

Voltar |

Posts relacionados

Vitamina D - Benefícios

21 de Mai, 2018 Ossos, articulações e cartilagens, Corpo humano

Vitamina D - Benefícios

É um nutriente produzido pelo corpo humano através da ação da radiação ultravioleta na pele. Tem um ...

Ler mais

Produtos relacionados

Conheça os benefícios da vitamina D e saiba como pode tirar o melhor partido deste milagre que a Natureza nos oferece gratuitamente.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização