O seu carrinho está vazio!

Hipertensão – saiba como prevenir

16 de Fevereiro, 2023

A hipertensão é uma das doenças mais comuns em Portugal, estimando-se que existam mais de dois milhões de hipertensos no nosso País. Compreenda as origens desta doença e saiba como pode evitá-la.

 

A hipertensão arterial ocorre em todas as situações em que se constatam valores de tensão arterial aumentados. Esta patologia pode manifestar-se através de tonturas, dores de cabeça ou mal-estar.

 

As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte na população portuguesa, tal como em todos os países europeus. Os fatores de risco para estas enfermidades incluem pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, excesso de peso e obesidade, além de hábitos como fumar, baixa ingestão de frutas e verduras e sedentarismo.

 

As hipóteses de ter um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC) aumentam com a idade, isto porque ficamos mais atreitos a contrair doenças nas paredes arteriais. Os depósitos de gordura instalam-se na parte interior das artérias e, gradualmente, solidificam-se em placas conhecidas por ateroma. Como consequência, as artérias ficam mais estreitas e o fluxo sanguíneo é impedido. O espessamento das artérias e a perda da elasticidade das suas paredes também ocorre. Tudo isto em conjunto conduz à arteriosclerose. O principal sintoma desta doença é a dor no peito durante um esforço.

 

Como prevenir?

 

Um cuidado deveras importante é reduzir a ingestão de sal na alimentação. Também é essencial evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Deve ainda iniciar uma atividade física que pratique com regularidade. E deixar de fumar!

Números em Portugal: cerca de 2 milhões.

 

Como saber se é hipertenso?

A única forma de saber se é ou não hipertenso é através da medição da pressão arterial, que é rápida e indolor. É recomendado que a pressão arterial seja medida por um profissional de saúde e de forma regular. Uma única medição superior a 140/90mmHg indica que a pressão está alta naquele momento, mas não é suficiente para diagnosticar hipertensão. Para se obter este diagnóstico, é normalmente necessário repetir a medição em diferentes circunstâncias e durante um determinado período de tempo.

Voltar |

Posts relacionados

Coração – o centro da vida

18 de Julho, 2022 Corpo humano

Coração – o centro da vida

Compreenda o funcionamento do coração e conheça algumas curiosidades sobre este órgão vital.

Ler mais

Produtos relacionados

A hipertensão é uma das doenças mais comuns em Portugal, estimando-se que existam mais de dois milhões de hipertensos no nosso País. Compreenda as origens desta doença e saiba como pode evitá-la.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização