O iodo é importante para o organismo tanto dos seres humanos como dos animais.

Além disso é necessário ao crescimento e desenvolvimento do cérebro. Também se conhecem as suas propriedades desinfetantes e o iodo-131 é utilizado na terapia de alguns tipos de cancro da tiroide.

A sua falta provoca doenças graves da tiroide (hipotiroidismo, com ou sem bócio e mixedema associados), pois é o principal mineral desta. Assinale-se que o mau funcionamento da tiroide pode levar à falência progressiva de vários órgãos importantes, como o coração, os rins e os pulmões, até ocorrer o coma se não for tratado. A deficiência de iodo na infância pode originar o cretinismo, com o consequente atraso mental e físico. Quem vive no interior, sem litoral, ingere uma quantidade de iodo muito inferior à de quem vive junto ao litoral e faz uma alimentação à base de frutos do mar e algas, muito ricas em iodo. Por esta razão, a deficiência de iodo comporta muitos riscos, considerando que algumas fontes sugerem que cerca de 50%, ou mais da população adulta em países desenvolvidos ocidentais sofrem de falta de iodo.

O excesso de iodo pode levar ao hipertiroidismo, ansiedade e aumento da frequência cardíaca.

Entre os alimentos ricos em iodo contam-se: salmão, algas, atum, bacalhau, peito de peru assado, camarão, lagosta, ameixas, berbigão, mexilhão, bananas, morangos e mirtilo vermelho americano.

SABIA QUE…

  • Em 1811, em França, o químico Bernard Courtois descobriu o iodo através da produção de nitrato de potássio para Napoleão e os seus exércitos. Conseguiu-o quando, ao lavar as cinzas de algas marinhas em ácido sulfúrico, se apercebeu da formação de uma substância de cor violeta. Designou-a, pois, de iodo, que vem do grego iodes e significa violeta.
  • O iodeto de prata, é usado para criação de chuva artificial.

NÃO SE ESQUEÇA:

  • Nunca tome nenhum suplemento vitamínico (sobretudo se sofrer de doenças crónicas) sem consultar primeiro o médico (neste caso, o endocrinologista).

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do e-mail apoioacliente@blissnatura.pt

Glutamina
Trata-se do aminoácido mais comum presente no sangue humano e um com...
Magnésio
O magnésio tem um papel preponderante na vida animal e vegetal, vist...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização