A niacina, ou ácido nicotínico, foi a terceira vitamina do complexo B a ser descoberta (daí o nome B3).

Entre os seus benefícios contam-se: diminuição do colesterol mau, redução da aterosclerose (endurecimento das artérias), prevenção de ataques cardíacos em pessoas que já sofreram algum, redução do risco de diabetes do tipo 1, melhoria dos sintomas de artrite, redução de desenvolvimento de cataratas, redução do risco de doença de Alzheimer. Estão a efetuar-se pesquisas relacionadas com os benefícios da niacina no tratamento de doenças da pele como a rosácea, prevenção do envelhecimento e do cancro da pele.

Os alimentos ricos em niacina incluem levedura, carne, aves, peixes (por exemplo, atum, salmão), cereais (especialmente cereais enriquecidos), legumes, amendoins, lentilhas, pão e sementes. Leite, vegetais de folhas verdes, café e chá também fornecem alguma quantidade dessa vitamina. 

Pessoas com problemas de saúde, incluindo doença renal ou hepática, diabetes, doenças da tiroide, tensão alta ou problemas cardiovasculares, precisam de consultar o médico antes de consumir suplementos desta vitamina. Isto porque a ação da mesma, em simultâneo com a dos medicamentos receitados para estas situações de doença, pode ser bastante prejudicial.

SABIA QUE… 

  • A descoberta do papel da niacina no organismo caminha a par com a pelagra (“pele áspera”), uma doença presente desde os primórdios da Humanidade, sobretudo entre os povos cuja alimentação se baseava no milho e seus derivados. No século VIII, com a importação deste do Novo Mundo para a Europa, registou-se em Espanha uma epidemia de pelagra, descrita pela primeira vez pelo médico do rei Filipe de Espanha, Gaspar Casal, e designada por “Mal de la Rosa e Casal” ou “Lepra das Astúrias”. Foi o médico Joseph Goldberg que em 1914, nos EUA, realizou uma pesquisa epidemiológica e verificou que a doença se devia à falta de agentes nutritivos (neste caso a vitamina niacina) e não a fatores infeciosos. A inclusão desta vitamina e uma alimentação rica na mesma fizeram desaparecer a doença enquanto epidemia.

NÃO SE ESQUEÇA:

  • Nunca tome nenhum suplemento vitamínico sem consultar primeiro o seu médico.

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do e-mail apoioacliente@blissnatura.pt
 

Magnésio
O magnésio tem um papel preponderante na vida animal e vegetal, vist...
Vitamina B1 (Tiamina)
A vitamina B1, ou tiamina, desempenha um papel fulcral no metabolismo energ...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização