O seu carrinho está vazio!

O Papel do nutricionista para a saúde - Prevenir e tratar

3 de Março, 2020

A nutrição é a ciência que estuda os processos pelos quais o organismo recebe, utiliza e elimina os nutrientes ingeridos.

É importante termos uma alimentação equilibrada e variada, pois é a partir dela que o nosso corpo obtém os nutrientes necessários para funcionar corretamente. 

Neste sentido, o papel do nutricionista é fundamental para a saúde e bem-estar de qualquer individuo. É um profissional habilitado a orientar e elaborar planos alimentares, verificar a necessidade calórica dos indivíduos e acompanhar a sua evolução nutricional. O nutricionista procura corrigir os maus hábitos alimentares, promovendo resultados mais positivos, de acordo com o objetivo de cada individuo. 

O papel do nutricionista é muito mais que cuidar da alimentação! 

Perder peso, aumentar massa muscular, engordar são apenas alguns dos focos na criação de uma dieta personalizada. O papel do nutricionista passa também por ajudar pessoas com distúrbios alimentares como a anorexia nervosa e a bulimia. Para isso, o profissional encaminha o paciente para ajuda psicológica de modo a que as orientações do nutricionista surtam efeito. 

Além da dieta personalizada e ajustada às necessidades de cada um, o nutricionista deve ter em conta a história de vida e as razões pelas quais as suas dietas anteriores não resultaram, além de informar que o objetivo mais importante a ser alcançado é ter uma boa saúde, priorizando uma alimentação equilibrada e correta.

A intervenção do nutricionista justifica-se quando:

  • Queremos educar a mente a comer de forma mais saudável;
  • Queremos aumentar/diminuir peso;
  • Sofremos de algum distúrbio alimentar;
  • Adequar a alimentação a algum estado de saúde crónico, como por exemplo a diabetes.

O papel do nutricionista, no fundo, é levar o indivíduo a fazer escolhas saudáveis e duradouras, decorrentes de uma mudança estrutural na sua conceção alimentar. Para isso ser possível é feita uma Avaliação Nutricional (peso atual e ideal, IMC, necessidades calóricas/nutrientes), bem como o registo da história alimentar e saúde. Só após esta etapa é fornecido um plano alimentar individualizado e adequado aos objetivos. 

Como se costuma dizer… Nós somos o que comemos! 

Voltar |

Posts relacionados

Coma bem por si e para si!

30 de Novembro, 2016 Emagrecer com saúde, Dicas e receitas, Corpo humano

Coma bem por si e para si!

Os hábitos alimentares são algumas vezes descurados. Mas para o bem da sua saúde, tente ser regrada ...

Ler mais

Produtos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização