Se quer perder peso, são necessárias algumas alterações da dieta, adotando princípios mais saudáveis e um estilo de vida activo.

O segredo está na diminuição das calorias que ingere e no aumento do gasto energético.

A nossa dieta deve ser composta por diferentes tipos de alimentos, de forma a garantir todos os nutrientes indispensáveis ao organismo. Por isso, para perder o peso é necessário apostar em alimentos saudáveis com um menor valor calórico. O emagrecimento consegue-se com uma dieta variada, equilibrada e completa, em que se come praticamente de tudo, mas em menor quantidade. 

Fique a saber o que tem de fazer na sua dieta para perder peso de forma saudável:

  • Cereais e tubérculos: alimentos que fornecem energia na forma de hidratos de carbono complexos (amido). Prefira os produtos integrais, pois garantem fibras, vitaminas (grupo B) e minerais como o magnésio. 

  • Legumes: os legumes são ricos em água, minerais, oligoelementos, vitaminas e fibras. Têm poucas gorduras e açúcares, por isso o seu valor energético é baixo. Para além disso, os legumes mais coloridos também fornecem muitos antioxidantes.  

  • Fruta: contém muita água, minerais, oligoelementos, vitaminas e fibras, mas também hidratos de carbono simples (açúcar). No entanto, cada tipo de fruta tem a sua composição, pelo que é importante diversificar o consumo.

  • Produtos lácteos: inclui-se o leite e os produtos derivados, como iogurte e queijo. Estes produtos fornecem cálcio, proteínas de alto valor biológico e vitaminas do grupo B. 

  • Carne, aves, peixe e ovos: alimentos ricos em proteína de alto teor biológico, em vitamina B12 e em ferro. Tem um papel fundamental no equilíbrio alimentar, desde que não sejam consumidos eme excesso.

  • Dica extra: Evite consumir alimentos ricos em açucares, pois esses são os maiores flagelos. O consumo de crómio, um mineral essencial que ajuda a regular os “maus açucares” do sangue, irá ajudá-lo a perder peso, graças ao seu papel importante no metabolismo hidratos de carbono, proteínas e gorduras. Saiba mais aqui
  • Gorduras e óleos: estes alimentos devem ser consumidos de uma forma limitada, dando mais prioridade ao azeite e ao óleo de sementes. Estes produtos fornecem ácidos gordos essenciais, bem como vitamina E.  

  • Leguminosas: Feijão, lentilhas, soja, grão. Fornecem energia sob forma de hidratos de carbono, ricas em proteína (origem vegetal), magnésio ferro e vitaminas do complexo B. Consuma pelo menos 1 vez de por semana.

  • Água: para ajudar a perder peso, é crucial que beba entre 1,5 a 2,5 litros de água por dia. 

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