Aceitar e aprender a viver com diabetes é um passo essencial, já que o controlo da doença é fundamental para os diabéticos prevenirem complicações futuras e usufruírem de uma vida mais saudável.

Para o diabético é crucial que siga uma alimentação saudável e faça a monitorização dos níveis de glicemia no sangue.

 O rigor e a rotina são também dois aspetos que prevalecem, já que o cumprimento de horários fará com que consiga controlar melhor a doença.

Viver com Diabetes tipo 2

Se tem diabetes tipo 2, saiba que existem pequenas alterações que vão ajudá-lo a ter uma melhor qualidade de vida. Aprenda o quanto antes!

  • Peso — Mantenha o peso ideal, que se baseia no IMC (Índice de Massa Corporal) e no seu perímetro abdominal. Se não controlar o seu peso, é possível que possam surgir outros problemas na sua saúde. 
  • Alimentação — Faça uma alimentação mais saudável e equilibrada. Evite gorduras e fast food. Opte pelas carnes magras. Coma mais fruta, vegetais e fibra e tenha atenção às porções de comida. Consulte um nutricionista para o ajudar a criar um plano alimentar adequado. 
  • Exercício Físico — Para viver com diabetes de uma forma sustentável, tem de combater o sedentarismo. Ao manter-se fisicamente ativo, o seu organismo vai utilizar a glicose para obter energia, o que ajuda os níveis de glicemia a não subir. Opte por atividades físicas que aumentem o ritmo cardíaco. É recomendado em adultos a acumulação semanal de 150 minutos de exercício aeróbico com intensidade moderada (ex.: marcha, corrida, jardinagem). Não deve ficar 2 dias seguidos sem fazer exercício. 
  • Monitorização — Para controlar a diabetes, a monitorização periódica dos níveis de glicemia no sangue é crucial. Fale com a sua equipa de saúde para saber com que frequência deve fazer esta monitorização. Os especialistas aconselham que tenha um diário onde vai registando todo o seu processo. 
  • Deixe de Fumar — Fumar aumenta a resistência à insulina para além de aumentar a probabilidade de outras doenças, tais como: doença cardíaca e renal, má circulação que pode originar infeções e feridas nos pés, retinopatia (doença que pode originar a cegueira) e neuropatia periférica. 

Se tem alguma dúvida acrescida sobre como viver com diabetes, veja este portal inteiramente dedicado a esta doença.  

Tags diabetes
Saiba o segredo para ter Ossos Fortes e Saudáveis
Para conseguir ossos fortes e saudáveis deve trabalhar na preven&cce...
Também pode gostar de:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização