Nesta altura do ano é comum cometer alguns excessos durante as festas. Os jantares com colegas, amigos e familiares tornam-se mais frequentes e podem fazer com que a alimentação se torne menos saudável e às vezes exagerada. Isso pode ocasionar problemas de saúde como a má digestão e até mesmo problemas cardiovasculares.

 

Veja abaixo algumas dicas de como “manter a linha” e evitar os excessos durante a quadra festiva.

 

Utilize ingredientes saudáveis durante a confeção dos alimentos

Evitar o excesso de sal e de óleos não saudáveis durante a confeção dos alimentos. Esses ingredientes são responsáveis pelas alterações no sangue e, consequentemente, pelas doenças cardiovasculares.

 

Atenção às entradas

Exagerar nos pães, queijos, alimentos fritos e gordurosos podem causar mal-estar intestinal. Além disso, devem ser ingeridos com bom senso, uma vez que normalmente os aperitivos possuem muitas calorias, o que pode causar excesso de peso.

 

Coma salada e frutas

As folhas e frutas são excelente fontes de nutrientes, que farão com que o organismo funcione de forma mais efetiva e elimine corretamente os excessos de açúcar, gordura e sal.

 

Prefira sempre as carnes magras

As carnes magras, como peixes e as aves típicas desta época do ano, são menos calóricas, além de possuírem mais substâncias importantes para o funcionamento correto do organismo.

 

Tenha atenção ao seu prato

Para experimentar de tudo um pouco, coma pequenas quantidades de cada tipo de prato. Tenha atenção para que sejam consumidos todos os tipos de nutrientes possíveis.

 

Beba moderadamente

Nesta altura é comum beber um copo durante as refeições, mas esse consumo deve ser feito com moderação, uma vez que o álcool em excesso pode causar problemas no sistema digestivo e outras doenças inflamatórias.

 

Não esqueça de beber água

Uma outra dica importante para não cometer excessos e manter-se hidratado durante o período festivo é consumir água e sumos naturais regularmente. Manter-se hidratada faz com que o organismo trabalhe melhor e absorva melhor os nutrientes.

 

Cuidados com os doces

É comum ter à disposição tipos variados de doces à disposição. A dica aqui e consumir moderadamente e em pequenas quantidades. O excesso de açúcar no sangue é prejudicial à saúde e pode causar diabetes.

 

Não vá aos jantares com muita fome

Durante o dia, coma as refeições normalmente. Isso fará com que não esteja faminto ao jantar e acabe por comer além do necessário.

O que são os triglicéridos?
Os triglicéridos funcionam como uma reserva de energia do corpo huma...
Também pode gostar de:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização