Apesar de ser um tema pouco falado, a saúde mental das mães deve ser uma prioridade para todos nós.
São elas que cuidam dos filhos e da casa (rotina), levando muitas vezes à exaustão e, consequentemente problemas de saúde.
Para uma criança ser minimamente bem cuidada, são necessários olhares, braços e cuidados relacionados à higiene, alimentação, saúde. Para além disso, é necessário cuidar também da parte emocional. Ora, estas situações requerem muito esforço relativamente à saúde mental das mães, pois é necessário que estejam sempre activas e prontas para ajudar. Existe também situações em que a gravidez pode causar problemas na saúde mental e bem-estar da grávida, e por isso é necessário haver um cuidado redobrado.
No entanto, há pequenas mudanças na rotina e dicas que as mães podem e devem adoptar para ficarem mais saudáveis. É importante também que tenham a companhia e o apreço dos filhos e familiares para que se sintam valorizadas.
Confira, em baixo, algumas dicas que ajudam a melhorar a saúde mental das mães:
-
Acabe com o sedentarismo
Mexa-se pela sua saúde. Faça uma caminhada todos os dias, ou pratique exercício ao ar livre com os seus filhos e/ou familiares. Para além de melhorar o funcionamento geral do nosso corpo, o stress diminui e a energia aumenta.
-
Cuide de si
Reserve um tempo para si própria durante o dia. Relaxe ou faça um hobbie!
-
Alimentação equilibrada e saudável
Para além de haver preocupação com a alimentação dos filhos, as mães devem também priorizar-se. A saúde em geral pode melhorar com uma dieta rica em cereais, vegetais e frutas. Comer bem e de 3 em 3 horas também pode ajudar as mães que querem perder alguns quilinhos indesejáveis.
-
Fique longe do álcool, cafeina e drogas
A cafeína causa stress, ansiedade, irritabilidade, insónia e tensão muscular. Por isso mesmo, deve ser evitada! Já o álcool e as drogas trazem diversos prejuízos à saúde de todas as pessoas. Portanto, afaste-se deles!
-
Não faça tudo sozinha
proveite o tempo para conversar e estar com família e amigos. Partilhem experiências e opiniões. Peça ajuda a especialistas, se necessário. É importante ter alguma assistência para puder lidar, mais facilmente, com as suas dúvidas e incertezas.
|