O ácido fólico é a forma sintética, usada em medicamentos, da vitamina que se conhece por folato, metilfolato ou vitamina B9 e está presente nos alimentos.

É bom para o cérebro, para o sistema imunitário e para a saúde da pele, unhas e cabelos. É necessário para inúmeras funções do corpo, como: a síntese e reparação do ADN, a divisão e o crescimento celular e a produção de novas proteínas. Também é amigo do coração, previne alguns tipos de cancro e, para as grávidas, é indispensável ao bom desenvolvimento do feto (evita malformações no tubo neural).

Dos principais alimentos ricos na vitamina destacam-se: vegetais de folhas verdes como brócolos e espinafres, couve de Bruxelas, ervilhas, bananas e melão, sumo de tomate, ovos, feijão, cogumelos, espargos, fígado, carne de porco, farelo de trigo, mariscos, abacate, manga, laranja, melão, leguminosas, cereais integrais e levedura de cerveja.

Os sintomas da falta de ácido fólido no corpo incluem: cansaço, aftas, problemas de crescimento, além de que a sua carência pode causar anemia. Quais os fatores que contribuem para o défice ou a má absorção do ácido fólico: a genética, uma alimentação pobre em frutas, legumes e cereais, a doença celíaca, alguns tipos de cancro, problemas nos rins, alguns medicamentos, doenças do sangue, doenças inflamatórias e álcool em excesso.

SABIA QUE...

  • Não existem evidências científicas de que o ácido fólico engorde.
  • O ácido fólico é essencial na gravidez, mas consumos muito elevados desta vitamina estão associados a um maior risco de autismo no bebé. O seu médico saberá qual a quantidade certa para si. 
  • O ácido fólico deve ser consumido antes de a mulher engravidar.
  • Não está provado cientificamente que o ácido fólico aumente as hipóteses de a mulher de engravidar de gémeos.
  • O consumo de ácido fólico não ajuda a engravidar.
  • Há situações em que se torna imperativo complementar a alimentação com ácido fólico. 


NÃO SE ESQUEÇA:

  • Nunca tome nenhum suplemento vitamínico sem consultar primeiro o seu médico.

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do e-mail apoioacliente@blissnatura.pt

Zinco: uma proteção infalível
O zinco é considerado um dos minerais mais importantes para a nossa ...
Cálcio
O cálcio é indispensável à saúde e tem u...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização