Os alimentos ricos em antioxidantes podem ajudar ou prevenir vários tipos de problemas, pois facilitam a destruição dos radicais livres evitando danos permanentes que podem, ao longo do tempo, levar ao desenvolvimento de doenças.

Apesar do organismo dispor de antioxidantes internos, devemos também apostar no consumo de alimentos antioxidantes para estarmos ainda mais protegidos.

Para além de ingerir estes alimentos, também é aconselhado evitar algumas atividades como fumar, frequentar locais com muita poluição ou estar muito tempo ao sol sem protetor solar, uma vez que aumenta a concentração de radicais livres no organismo.

Os principais alimentos ricos em antioxidantes são as frutas, os legumes e verduras. Tome nota:

  • VITAMINA C

Está presente em frutas cítricas como: laranja, limão e abacaxi. Para além de combater a ação dos radicais livres, estimula também a produção de colágeno, tornando a pele menos envelhecida.

  • VITAMINA E

Está presente nas sementes oleaginosas, óleos vegetais e carnes magras. Facilita a da elasticidade da pele e protege contra a ação nociva dos radicais livres, associado a doenças como artrite.

  • CATEQUINAS

Presente principalmente em chás, como verde e preto. Ajuda a desintoxicar o organismo, eliminando toxinas e reduzindo também o inchaço. É benéfico para doenças como diabetes e infeções virais.

  • COBRE

Os alimentos ricos em antioxidantes como o cobre incluem o grão-de-bico, lentilhas, amendoim, passas e legumes. O cobre é responsável pelo normal funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. A sua ação antioxidante irá prevenir doenças cerebrais degenerativas.

  • CAROTENÓIDES E VITAMINA A

​​​​​​​Os carotenóides são encontrados em legumes e frutas de cor laranja/vermelha, como a cenoura, tomate e a abóbora. Atuam como antioxidante, protegendo as células dos danos oxidativos e, consequentemente, reduzindo o risco de desenvolvimento de algumas doenças. Os carotenóides são precedentes da vitamina A, encontrada nas mesmas fontes e também em alimentos de origem animal.

Outras antioxidantes importantes para o organismo incluem: ómega 3, zinco, magnésio e selénio.

  • SUPLEMENTAÇÃO

​​​​​​​Os antioxidantes podem também ser ingeridos a partir da suplementação multivitamínica ou de minerais. Desta formam é possível repor os níveis necessários para o bom funcionamento do organismo, estando também mais protegido. Siga o nosso conselho, e veja qual o tipo de suplementação que aconselhamos, aqui.

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