O seu carrinho está vazio!

Amigdalite – saiba como tratar

22 de Setembro, 2022

A amigdalite manifesta-se com uma dor incómoda e persistente nas amígdalas, que se mantém durante alguns dias, pode provocar febre e mal-estar geral.

Dá-se o nome de amigdalite à inflamação das amígdalas, duas glândulas localizadas ao fundo da garganta, na parte oral da laringe, cuja principal função consiste em produzir linfócitos, isto é, células de defesa do organismo.

Quando o sistema imunitário está enfraquecido, as amígdalas têm maior dificuldade em assegurar a proteção e podem ficar inflamadas, resultando em dor de garganta persistente, dificuldade em engolir, tosse seca irritativa, garganta vermelha e inchada. Pode vir acompanhada de febre e perda de apetite, provocando geralmente mal-estar e fraqueza generalizada.

A amigdalite transmite-se através de vírus e bactérias propagados por gotículas – eles podem entrar no sistema respiratório através do ar, do beijo ou da partilha de objetos contaminados, como talheres ou copos, por exemplo.

O que provoca amigdalite?

A amigdalite pode ter origem bacteriana, causando febre alta, dor de garganta, dor de cabeça, calafrios dificuldade em engolir e perda de apetite. Quando a amigdalite tem origem bacteriana a pessoa apresenta pontos brancos ou amarelados na garganta e inchaço nas amígdalas. O tratamento requer, geralmente, a toma de antibiótico. Este tipo de amigdalite é mais frequente em crianças e em pessoas que têm o sistema imunitário mais fragilizado devido à existência de outras doenças.

Noutros casos, mais comuns, a amigdalite tem origem viral, surgindo devido à infeção por vírus como adenovírus, rinovírus, influenza e coronavírus. Neste caso a pessoa não tem febre acima dos 38°, sentindo dor e desconforto nas amígdalas, inchaço na garganta, tendo tosse e podendo também manifestar irritação nos olhos, aftas e herpes labial. Este tipo de amigdalite é tratado com anti-inflamatório e medicamentos para aliviar a dor e baixar a febre, nomeadamente paracetamol. Os antibióticos não são eficazes em caso de amigdalite viral.

Sintomas persistentes

Os sintomas de amigdalite tendem a persistir durante 3 a 5 dias sendo, nesse caso, considerada amigdalite aguda. Há casos de amigdalite crónica, nos quais a pessoa manifesta sintomas mais duradouros e que surgem de forma recorrente. Qualquer dos casos requer tratamento médico, sendo necessário, em caso de amigdalite crónica, tomar medicação mais forte ou considerar uma intervenção cirúrgica para remoção das amígdalas.

Os sintomas tendem a desaparecer ao fim de 3 dias, mas o tratamento deve ser mantido por 5 ou 7 dias, conforme for prescrito pelo médico, para assegurar que os vírus e bactérias foram eficazmente eliminados.

 

Como tratar e aliviar os sintomas?

Em caso de amigdalite deve sempre consultar o médico e seguir o tratamento que lhe for prescrito.

Para além disso, algumas práticas ajudam a atenuar os sintomas:

- beber muita água

- ingerir alimentos ricos em vitamina C, como citrinos, kiwi, morango, abacaxi, acerola, brócolos, couve-flor e batata doce cozidos, caju

- fazer gargarejos com água morna e sal, duas a quatro vezes ao dia – dissolver uma colher de sopa de sal em meio copo de água morna

- fazer gargarejos com água morna e bicarbonato de sódio – dissolver uma colher de café de bicarbonato de sódio em meio copo de água

- mastigar meio dente de alho – tem um forte poder anti-inflamatório

- beber chá de equinácea

- optar por ingerir alimentos pastosos, mornos ou frios

- evitar bebidas gaseificadas

Voltar |

Posts relacionados

Dores de Cabeça intensas? Saiba as causas e como aliviar

3 de Março, 2020 Corpo humano

Dores de Cabeça intensas? Saiba as causas e como aliviar

Dores de cabeça intensas? Talvez esteja a sofrer de um tipo de Cefaleia! Fique a saber tudo sobre es...

Ler mais

Produtos relacionados

???????A amigdalite manifesta-se com uma dor incómoda e persistente nas amígdalas, que se mantém durante alguns dias, pode provocar febre e mal-estar geral.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização