Cefaleia é o termo utilizado para quem sofre de dores de cabeça intensas ou mais leves.É causada por estímulos na rede de fibras nervosas dos tecidos, músculos e vasos sanguíneos da cabeça e da base do crânio.Há quase 200 tipos de cefaleias diferentes. No entanto, estas podem ser dividas em primárias e secundárias. A primária é a mais frequente, e pode ser classificada em dois tipos:
A cefaleia secundária deve-se a outra doença, o que significa que a dor de cabeça é sintoma de outro problema. Como pode saber se as dores de cabeça intensas que sofre são cefaleias? Deve, em primeiro lugar consultar o seu médico de família, pois só ele irá conseguir diagnosticar o caso corretamente. O diagnóstico do tipo cefaleia é feito com base no tipo de dor: localização, duração, o que a provoca, o que alivia, se tem enjoos ou fraquezas, etc. Quando a dor de cabeça é repentina e muito aguda e nos impede de dormir, é pouco provável que seja uma cefaleia tensional, e por isso necessita de investigação com exames complementares. Neste sentido, para perceber melhor esta doença, é importante ter uma noção dos sintomas adjacentes: SINTOMAS CEFALEIA DE TENSÃO:
SINTOMAS ENXAQUECAS:
As causas da cefaleia primária podem incluir noites mal dormidas, stress, visão mal corrigida, entre outros. Existem outros tipos de cefaleias (cefaleia secundária), onde as dores de cabeça intensas são consideradas um sintoma. O tratamento passa por descobrir o problema que os origina, como por exemplo, meningite, hipertensão, sinusite, entre outros. |