O seu carrinho está vazio!

Aprenda a dormir bem e com qualidade… a sua saúde agradece!

23 de Janeiro, 2020

Dormir bem é indispensável!

Durante o sono, o organismo recupera a energia que despendeu durante o dia, rejuvenesce as células, e reforça as defesas. Assim, um sono reparador e de qualidade é imprescindível para gozar uma de uma saúde e sentir-se com energia.

Durante o sono, o organismo recupera a energia que despendeu durante o dia, rejuvenesce as células, e reforça as defesas. Assim, um sono reparador e de qualidade é imprescindível para gozar uma de uma saúde e sentir-se com energia.

Embora os padrões de sono mudem com o avanço da idade, continua a ser essencial fazer uma boa noite de sono para que o rejuvenescimento regular do corpo se processe, recuperando os danos celulares. Se não dormir bem, provavelmente ficará maldisposto e mal-humorado.

Quantas horas necessito para dormir bem?

Durante o sono, as células regeneram-se e o cérebro consolida na memoria a longo-prazo o que aconteceu durante o dia. Neste sentido, um adulto precisa de dormir cerca de 8 horas por noite para garantir um sono de qualidade. Seja um jovem adulto ou mais velho, é importante cumprir 8 horas de sono para se sentir verdadeiramente recuperado. 

As pessoas mais velhas podem ter mais dificuldades em dormir bem, devido ao facto de produzirem menos químicos que controlam os ciclos do sono. Também existe a possibilidade de acordarem com mais frequência ou passar mais tempo acordado. No entanto, regra geral, as pessoas adaptam-se a estas mudanças sem sofrerem muito com isso.

Perturbações do sono: o que são?

  • INSÓNIA — Este distúrbio do sono tem origem psicológica e afeta todas as idades e todos os géneros, mas está comprovado que existe uma maior prevalência no género feminino. Se não procurar soluções, pode afetar as defesas naturais do organismo contribuindo para o aparecimento de doenças. Faça uma rotina de sono, esqueça as preocupações e evite a cafeína antes de ir dormir
  • RESSONAR — O ressonar resulta de uma obstrução das vias respiratórias. Isto acontece porque os músculos que as mantêm abertas ficam mais lassos ou porque há um depósito de tecido gordo em redor das vias. Este distúrbio aumenta com a idade e pode indicar um problema sério, para além de prejudicar o sono do parceiro. É mais frequente nas pessoas de meia-idade, especialmente com excesso de peso. Para dormir bem, evite ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir e durma numa posição lateral (sem almofada é o ideal)
  • APNEIA — Ressonar pode estar associado a uma desordem grave denominada por apneia do sono. Este distúrbio caracteriza-se pelo bloqueio das vias áreas que impedem a respiração, seno mais frequente na meia-idade. A pessoa que sofre deste distúrbio passa a noite a acordar e adormecer, pelo que de manhã vai estar exausta. Em casos menos graves, este distúrbio pode ser solucionado com a perda de peso… No entanto pode ocorrer situações mais graves onde a solução passa por um uso de um dispositivo para manter as vias aéreas abertas. É importante que consulte o seu médico para perceber qual a melhor solução!

As patologias associadas ao sono são graves e atingem cada vez mais pessoas. Por isso procure reconhecer os sinais e arranjar soluções para conseguir dormir melhor! A sua saúde irá agradecer. 
 

Voltar |

Posts relacionados

Dormir bem emagrece e dá saúde

30 de Novembro, 2016 Emagrecer com saúde, Corpo humano

Dormir bem emagrece e dá saúde

Uma boa noite de sono faz verdadeiros milagres pelo nosso bem-estar em geral e ainda ajuda a perder ...

Ler mais
Tenha um sono reparador!

14 de Novembro, 2017 Dicas e receitas, Corpo humano

Tenha um sono reparador!

Saiba como ter um sono reparador. Mais importante que isso, dormir bem e as horas necessárias é meio...

Ler mais
Dormir bem é fundamental para a saúde

8 de Fevereiro, 2018 Dicas e receitas

Dormir bem é fundamental para a saúde

Acredita que precisar de dormir mais, contudo acha impossível encaixar este hábito na sua vida? Nós ...

Ler mais

Produtos relacionados

Saiba como eliminar as suas insónias

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização