Saiba como ter um sono reparador, todos os dias.

Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer! Mais importante que isso, dormir bem e as horas necessárias é meio caminho andado para que o nosso organismo se mantenha saudável e equilibrado.


Há quem consiga dormir bem e em qualquer lugar, mas existem muitas pessoas um pouco por todo o mundo que não conseguem descansar o suficiente durante a noite ou até sofrem de insónias. De acordo com a classe médica, a maior atividade do cérebro é realizada enquanto dormimos, no sentido de acumular energia para que, ao acordar, esteja apto a agir fisicamente. Por isso mesmo, dormir as horas necessárias para que isso aconteça é imperativo, caso contrário o corpo ressente-se.


Existem algumas regras fulcrais que devem ser tomadas em linha de conta para que consiga ter um sono descansado e reparador. Tente ao máximo cumpri-las para, desta forma, viver o seu dia em pleno.

  1. Alimentação
    Coma de três em três horas e em poucas quantidades de cada vez. Duas a três horas antes de dormir, faça uma refeição ligeira e de fácil digestão, sem alimentos gordos, condimentados nem estimulantes como café, chá preto e álcool.
     
  2. Desporto
    Pratique desporto regularmente. Libertando a energia acumulada no organismo, vai contribuir para que tenha um sono mais tranquilo. Evite fazer exercício à noite, pois as substâncias excitantes libertadas podem impedi-lo de dormir.

  3. Horários
    Durma entre sete e oito horas, todas as noites. Deite-se entre as 23 e as 24 horas. Se trabalha à noite, crie uma rotina e mantenha-a. Se trabalha por turnos, evite mudanças bruscas. Saiba que o organismo leva quatro a cinco dias a ajustar-se ao novo horário. Pesquisas mostram que o sono mais reparador é aquele durante as 11:00 da noite e 1:00 da madrugada, pois é nesse período ocorre a maioria da “recarga” do corpo.

  4. Ambiente
    Mantenha o quarto escuro, silencioso e com temperatura amena. Escolha colchões e almofadas de rigidez e altura médias. Roupa de cama muito pesada pode interferir no sono. Remova relógios luminosos da vista. O relógio, além de ser uma fonte luminosa indesejada, também é uma fonte de ansiedade quando não se consegue dormir.

  5. Cuidados adicionais
    Não beba nada 2h antes de ir dormir. A hora de se hidratar é durante o dia. Tome um banho quente antes de dormir. Quando a temperatura do corpo se eleva com um banho mais quente, depois ela tem que baixar. Essa queda da temperatura dá um sinal natural ao corpo que está na hora de ir para a cama.

  6. Antes de ir dormir
    Meia hora antes de se deitar, dedique-se apenas à sua higiene. Pense no prazer de dormir e não no dia que teve ou no que terá de fazer no dia seguinte. Desligue a televisão e esqueça o telemóvel ou o PC.

  7. Acorde com calma
    Evite usar despertadores barulhentos. Acordar de manhã “levando um susto” é péssimo para a saúde. Isso causa uma resposta de stress no organismo e prejudica o seu dia.

  8. Tenha um dia ativo
    Cansaço durante o dia é sinal de falta de saúde. Cansaço na hora de dormir, por seu lado, é muito saudável e desejável. Mantenha-se ativo porque emagrecer é benéfico ao sono. A obesidade aumenta a apneia do sono, condição que prejudica drasticamente a qualidade do sono, tornando-o insuficiente. Sono insuficiente aumenta a chance de obesidade, formando um círculo vicioso.


Sabia que…
… a falta de sono adequado causa diversos males, tais como cansaço crónico, enfraquecimento do sistema imunológico, perda de memória, obesidade, etc.?


Alimentos que melhoram a qualidade do seu sono

  • Leite
  • Alface
  • Valeriana
  • Amêndoas
  • Mel
  • Bananas
  • Maracujá
  • Camomila


Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail apoioacliente@blissnatura.pt

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