Os cuidados com o esqueleto devem começar em tenra idade. 

Mas não pense que basta incentivar os seus filhos a consumirem leite e seus derivados.

Para garantir uma estrutura óssea saudável e dentes fortes é imprescindível adquirir alguns hábitos como a prática de atividade física e expor-se ao sol. Uma alimentação equilibrada também ajuda a desenvolver uma estrutura óssea forte, que vai beneficiar as crianças, principalmente, na idade adulta. Contamos-lhe tudo.
 

Apanhar sol 

O metabolismo do cálcio está relacionado com o da vitamina D, e esta só é sintetizada graças à adequada exposição solar. Por isso, 15 minutos de sol, de preferência na parte da manhã, antes das 10 horas, e mais 15 minutos à tarde, após as 16 horas, são o suficiente para a vitamina D auxiliar o cálcio a entrar nos ossos. Atenção pois não deve aplicar protetor solar na pele, se o fizer estará a bloquear a ação benéfica do sol sobre os ossos.

 

Consumir alimentos com magnésio 

Adicione à sua dieta alimentos como couve, brócolos e repolho, que são fontes de magnésio e ajudam na absorção do cálcio. Sem o magnésio, há a inibição dos osteoblastos, que são células que desempenham um papel importante no crescimento dos ossos e na sua manutenção.

 

A importância da prática de exercício físico 

Outra forma de fixar o cálcio nos ossos é através da atividade física. No caso das crianças e dos adolescentes, o ideal é que esta prática seja feita de duas a três vezes por semana.

 

Laticínios de manhã e ao lanche 

Os especialistas referem que 70% do cálcio do organismo vem do leite e seus derivados. O ideal é ingeri-los ao pequeno-almoço e ao lanche. Nas refeições principais – almoço e jantar – já comemos alimentos fonte de ferro e há competição entre os dois minerais pela absorção no organismo.

 

Cortar no sal e nos refrigerantes 

Os refrigerantes, principalmente os do tipo cola, e o abuso de sal podem causar a deficiência deste mineral. Assim, corte no sal, preferindo usar especiarias, e adira aos sumos naturais de fruta.

 

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail apoioacliente@blissnatura.pt

Alimentos que dão felicidade
Algum dia imaginou que o seu mal-estar e falta de alegria podem estar assoc...
Cálcio: Super importante no inverno!
Com a chegada do inverno ficamos mais sedentários, o que leva ao enf...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização