O crómio, designado por alguns especialistas como o milagre da década de 1990, é um mineral que ajuda a queimar as gorduras, a acelerar a perda de peso (dado que normaliza os níveis de açúcar no sangue e, portanto, elimina o apetite descontrolado por doces) e que tem um papel relevante na prevenção da diabetes.

Dos alimentos ricos em crómio destacam-se a levedura de cerveja, o pão integral, os cereais integrais, as nozes, as batatas com casca e alguns queijos. Também se recomenda a ingestão de cogumelos, brócolos, feijão-verde, batata-doce, bananas, milho, tomate, maçãs, sumos de uva e de laranja, peito de peru/frango fumado.

A sua carência no organismo humano pode causar ansiedade, fadiga e problemas de crescimento. Se tiver uma ânsia descontrolada por doces, talvez sofra de falta de crómio. O aumento do consumo de alimentos processados e refinados, da atividade física intensa e da escassez de crómio nos solos, esgotados pelo cultivo desmedido dos alimentos, levam à necessidade de ingestão de suplementos deste mineral. Contudo, antes de o fazer, é indispensável que consulte primeiro o médico!

O excesso de crómio pode causar úlceras, dermatites, problemas hepáticos e renais.

SABIA QUE…

  • Em 1797, Louis Nicolas Vauquelin recebeu amostras de um mineral de cor laranja avermelhada encontrado nos Urais (Rússia) em 1761 por Johann Gottlob Lehmann,  que o denominara de "chumbo vermelho da Sibéria". Vauquelin foi capaz de, a partir dele, produzir o óxido de crómio, misturando crocoíta com ácido clorídrico. Devido às diferentes colorações que apresentam os compostos desse elemento, designou-o por crómio (do grego "chroma", que significa "cor").
  • A cor do rubi deve-se sobretudo à presença do crómio.

NÃO SE ESQUEÇA:

  • Nunca tome nenhum suplemento vitamínico sem consultar primeiro o seu médico (neste caso, o médico de clínica geral, o endocrinologista ou o nutricionista).

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do e-mail apoioacliente@blissnatura.pt

Cálcio
O cálcio é indispensável à saúde e tem u...
Gingko Biloba
Está comprovado que as folhas da gingko biloba, em extrato, aliviam ...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização