Está comprovado que as folhas da gingko biloba, em extrato, aliviam as dores nas pernas e nos braços, reativam a memória e ajudam a acabar com as tonturas e o zumbido nos ouvidos.

Isto porque dilatam os vasos sanguíneos, liquefazendo mais o sangue. Há outros estudos que referem a capacidade de a gingko biloba inibir os vasos que alimentam o cancro e também de combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento. Porém ainda não foram devidamente validados. No Japão, as nozes de gingko (ginnan) facilitam a digestão e também se utilizam na confeção de doces e sobremesas, assim como de picles.

As propriedades terapêuticas da gingko biloba beneficiam sobretudo a população mais idosa. Contudo, e tal como acontece com qualquer suplemento vitamínico, há alguns riscos a ter em conta quando é tomada em simultâneo com outros medicamentos, nomeadamente anticoagulantes:

  • Hemorragias, devido à dilatação dos vasos sanguíneos;
  • Possíveis distúrbios gastrointestinais;
  • Descida da tensão arterial.


SABIA QUE…

  • Trata-se da árvore nacional da China e é considerada um fóssil vivo por existir há mais de 150 milhões de anos. Gingko significa «damasco prateado» e biloba refere-se às folhas, bilobadas (com dois lóbulos).  
  • Como curiosidade refira-se que, aquando da II Guerra Mundial, a gingko biloba foi a primeira planta a brotar do solo da cidade japonesa de Hiroxima, devastada por uma bomba atómica americana. Por isso se tornou um símbolo de longevidade, de esperança e de paz. É também uma das árvores ornamentais mais apreciadas no Japão, pelas suas folhas, em leque, que no outono assumem tons amarelo-ouro. É assim no jardim do Santuário Meiji, em Tóquio, onde existe um túnel fabuloso constituído por 65 mil árvores gingko.

NÃO SE ESQUEÇA:

  • Nunca tome nenhum suplemento vitamínico sem consultar primeiro o seu médico ou farmacêutico.
  • Apesar das contrariedades da vida, há que sobreviver, tal como a gingko, e recomeçar de novo.

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do e-mail apoioacliente@blissnatura.pt

Crómio
O crómio, designado por alguns especialistas como o milagre da d&eac...
Ginseng
Reza a lenda que o Espírito da Montanha enviou um menino prodí...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização