Reza a lenda que o Espírito da Montanha enviou um menino prodígio, disfarçado de raiz parecida com o Homem, para salvar a Humanidade enferma. Reza também a lenda que o ginseng só era enterrado em noites de lua cheia.

Pode dizer-se que o ginseng é o paradigma das plantas “adaptógenas”, isto é, que melhoram as reações do organismo perante o stresse (físico, químico ou biológico). De origem chinesa, o Ginseng (com o nome científico de Panax ginseng C.A.Meyer) é uma raiz conhecida como erva milagrosa, cujas propriedades são conhecidas há mais de 4000 anos. Os benefícios do ginseng, que tem um sabor idêntico ao do gengibre, além da diminuição dos sintomas de stresse, incluem possuir um efeito calmante, diminuir a tensão arterial, ativar a memória e prevenir o cancro. Também é usado para combater os enjoos em viagem, as cólicas intestinais, os gases, a indigestão e a diarreia. Também melhora a função sexual. Além disso contém substâncias capazes de reduzir o açúcar no sangue (panaxanos) e moléculas de açúcar que fortalecem o sistema imunológico (polissacarídeos).

Tal como qualquer suplemento vitamínico pode diminuir ou potenciar a ação de medicamentos recomendados para certas doenças crónicas, como a asma ou a hipertensão. Consulte sempre o médico.


SABIA QUE…

  • Segundo as tradições mais antigas, a raiz de ginseng era cozida e transformada numa solução bebível. Originariamente, apenas o imperador, a sua família e alguns altos dignitários estavam autorizados a bebê-lo. Mas a sua utilização foi amplamente difundida quando se aperceberam de que era igualmente benéfico para os soldados que partiam para as batalhas. A partir do século IX, os Árabes iam à China apanhar ginseng que, no início, era colhido em estado selvagem nas florestas. 
  • No século XIII Marco Polo descobriu esta planta quando visitou a China e mencionou-a no seu Livro das Maravilhas. O ginseng apenas chegou à Europa no século XVIII através dos jesuítas. Nessa época, inúmeros médicos utilizaram-no para o tratamento de várias maleitas. Mas foi apenas nos últimos trinta anos que captou verdadeiramente a atenção dos investigadores ocidentais.

NÃO SE ESQUEÇA:

  • Nunca tome nenhum suplemento vitamínico sem consultar primeiro o seu médico.

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do e-mail apoioacliente@blissnatura.pt

Gingko Biloba
Está comprovado que as folhas da gingko biloba, em extrato, aliviam ...
Glutamina
Trata-se do aminoácido mais comum presente no sangue humano e um com...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização