O seu carrinho está vazio!

Mantenha o cérebro saudável

5 de Abril, 2018

Nem sempre temos a mesma energia e disposição. Por vezes, o nosso cérebro apresenta sintomas de cansaço que nada traz de positivo ao nosso organismo. Aprenda, por isso, a manter esse músculo saudável.

Segundo os especialistas, uma série de atitudes que tomamos no dia a dia podem afetar o bom funcionamento cerebral e trazer consequências à nossa saúde. Quando não há conhecimento disso, essas mesmas ações acabam por repetir-se sistematicamente, sem que possamos nos dar conta, o que agrava a situação. 

Com informação e atitudes relativamente simples é possível reverter esse processo e mudar o nosso estilo de vida de maneira que traga não só benefícios às nossas capacidades cognitivas, mas também mais alegria e disposição no dia a dia. Confira algumas dicas para garantir o bom funcionamento do cérebro:

1. Deixe de fumar
Fumar não só compromete o processo de oxigenação cerebral, como também leva ao aparecimento de aterosclerose das artérias cerebrais. 

2. Durma bem
Entre seis a oito horas diárias de sono são necessárias para que o nosso cérebro tenha o descanso necessário. Esse tempo é preciso para que os processos metabólicos, a renovação celular e a reposição de energia necessária ocorram da maneira adequada dentro do nosso organismo.

3. Reduza o consumo de álcool
Além de prejudicar todos os órgãos do corpo – em especial o sistema nervoso, o fígado e o coração –, o álcool interfere nas reações químicas que ocorrem no cérebro.

4. Faça do pequeno almoço uma prioridade
Considerada a refeição mais importante do dia, o pequeno almoço é fundamental para que o nosso cérebro tenha energia suficiente para continuar administrando as funções corporais, após o longo período de jejum ao qual é submetido durante o sono noturno. 

5. Proteja-se contra a poluição
O cérebro precisa de um constante fornecimento de oxigénio. Por isso, a permanência em ambientes poluídos é perigosa. 

6. Reduza o consumo de alimentos processados e de açúcar
Uma dieta composta de poucas frutas, fibras e vegetais, mas rica em açúcar refinado, farinha branca, frituras e embutidos, favorece a acumulação de substâncias nocivas em nosso corpo, o que predispõe o organismo ao surgimento de tumores e afeta o sistema imunológico. 

7. Cuidado com o stress
A irritação e o estresse também são perigosos, já que desencadeiam diversas reações danosas em nosso sistema nervoso. “Alguns exemplos são: redução nas capacidades mentais e psíquicas, além do aumento no risco da ocorrência de eventos cardiovasculares, como derrames e infartos”, considera o neurologista.

8. Exercite a mente
Calcular, raciocinar, fazer palavras-cruzadas, ler um livro ou mesmo conversar sobre temas complexos são atividades que estimulam o cérebro. 

9. Evite excessos alimentares
Quando comemos mais do que o necessário, o nosso organismo corre o risco de sofrer com a acumulação de diferentes substâncias na forma de gordura, o que auxilia o processo de enrijecimento e obstrução das artérias cerebrais. 

10. Jamais cubra a cabeça ao dormir
Dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de gás carbónico durante a respiração. Isso reduz a quantidade de oxigénio, o que pode causar danos ao cérebro.

Voltar |

Posts relacionados

Estimular a memória e prevenir a demência - Mantenha o Cérebro Ativo

9 de Outubro, 2023 Corpo humano

Estimular a memória e prevenir a demência - Mantenha o Cérebro Ativo

Formas de estimular o cérebro, mantê-lo em atividade e assim evitar a perda de memória. Para tal, ba...

Ler mais
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização