Férias, dias maiores, temperaturas agradáveis, alegria e convívio são alguns das boas recordações associadas ao Verão e das quais todos gostamos. No entanto, com as temperaturas altas surgem também alguns problemas de saúde incómodos e que podem perturbar a felicidade associada a esta época. É o caso das pernas cansadas e inchadas, problema que afeta maioritariamente mulheres (uma em cada três) e que se agrava durante esta estação do ano.

 

Há vários fatores que podem levar ao aparecimento de pernas pesadas e cansadas e, não estão todos relacionados com patologias. É o caso da hereditariedade, que afeta cerca de 90% das filhas de mulheres com problemas de circulação venosa. Diversos estudos têm comprovado também que a vida sedentária é um dos maiores inimigos das pernas das mulheres e, mais uma vez, da sua normal circulação, causando insuficiência venosa.

 

Como evitar?

Um dos métodos mais eficazes para o combate e alívio dos sintomas de pernas cansadas é a utilização de um gel drenante que alivie a fadiga e o inchaço associado. Este tipo de cremes é recomendado para grávidas, pessoas que passam muitas horas de pé, ou para quem enfrenta frequentemente uma exposição ao forte calor. Dê preferência a produtos que não manchem a roupa, para que os possa aplicar todos os dias, de manhã e à noite, durante os longos dias de Verão. As mulheres que utilizam meias normais ou de descanso, podem optar pela utilização de um spray drenante que se aplicar mesmo por cima das mesmas e cuja função drenante permita aliviar a sensação de pernas cansadas. Um vaporizador que pode levar na mala e aplicar sempre que desejar. Ambos os produtos devem pertencer a uma mesma gama e ser compostos por extrato de castanha da índia, gingko biloba e enoxolona, ativos à base de plantas que conjugam os efeitos aliviantes, venotónicos e vasculoprotectores.

 

Calor é o único fator a ter em atenção?

Para além do calor, outros fatores como a atividade física, a alimentação, e a postura influenciam a sua circulação de retorno. E, como prevenir é bastante melhor que remediar, nesta época de tempo quente, é aconselhável começar desde já a utilizar cremes drenantes e a realizar pequenas ações que podem ajudar, e muito, a evitar o aparecimento deste problema:

 

  1. Faça exercício regular. Natação, bicicleta e caminhadas são os mais aconselhados;
  2. Na praia, por cada 30 minutos de exposição ao sol, deve banhar-se durante, pelo menos, 10 minutos.
  3. Beba 1,5 L de água por dia;
  4. Evite a roupa muito justa, que impede a circulação e promove a formação de celulite;
  5.  Levante-se de duas em duas horas;
  6. Mantenha uma posição correta. 
  7. Durante o repouso, mantenha as pernas ligeiramente levantadas;
  8. Molhe as pernas com água fria diariamente;
  9. Evite a exposição prolongada a temperaturas elevadas (sauna, sessões de bronzeamento, banhos quentes, radiadores, exposição solar, lareiras, depilação com cera quente).
O que é a LIPOCAVITAÇÃO
A lipocavitação é um procedimento estético n&at...
Alimentos que ajudam a prevenir e aliviar as dores nos ossos
As dores nos ossos e articulações podem surgir em qualquer id...
Também pode gostar de:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização