O seu carrinho está vazio!

Segredos que aceleram o metabolismo

15 de Dezembro, 2016

Não consegue emagrecer? Há alimentos que são bons aliados para quem quer diminuir a gordura corporal. 

A par do exercício físico e de uma alimentação equilibrada, são excelentes para atingir os objectivos rapidamente.

Muitas pessoas têm dificuldade em emagrecer. Por mais sacrifícios, dietas e exercícios que façam, nem sempre conseguem eliminar os quilos a mais. A culpa pode ser de um metabolismo lento.

O metabolismo é a acção que as substâncias químicas e outros nutrientes realizam dentro de um organismo vivo, produzindo energia para mantê-lo a funcionar. Todo esse conjunto de eventos resulta numa perda energética e gasto calórico. A eficiência do metabolismo é fundamental para o equilíbrio do organismo. Ele é o responsável directo pelo crescimento e reprodução das células, mantendo as estruturas adequadas aos seus ambientes. O processo metabólico não é muito diferente entre um indivíduo e outro, porém a sua velocidade, ou o ritmo com que o organismo executa todas as actividades envolvidas nesse processo, é algo muito particular.

Diversos factores influenciam na velocidade do metabolismo, alguns deles são a genética, a idade, o sexo, a altura, o peso, o sedentarismo, entre outros.

 

Na perda de peso

No processo de perda de peso, o metabolismo é muito importante, pois deixa em funcionamento pleno o organismo, aproveitando todos os nutrientes ingeridos. Na falta de algum nutriente ou de água, a reprodução celular é mais lenta e há uma diminuição na taxa de metabolismo. E com o passar dos anos, tende a ficar mais lento. Mas existem maneiras de acelerá-lo. O segredo está em manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente. O recurso a suplementos alimentares com ervas drenantes também pode ser uma excelente ajuda na hora de perder os quilinhos a mais.

 

Segredos para acelerar o metabolismo

Além de consumir alimentos que aceleram o metabolismo – os chamados alimentos termogénicos, existem outras estratégias alimentares que tornam o seu metabolismo mais inteligente e activo, isto é, fazem com que o seu organismo queime gordura, tonifique e elimine as impurezas, como um processo natural.

Apostar na proteína: A proteína que se encontra nas carnes magras, de gado, frango ou peixe, ovos, queijos brancos, etc., deixa o nosso corpo com um metabolismo mais acelerado.

Comer de três em três horas: Esta é outra forma inteligente de beneficiar o seu metabolismo, fazendo-o queimar mais gorduras. Quando se alimenta poucas vezes ao dia, e passa muitas horas sem comer, o organismo interpreta isto como se também não pudesse gastar calorias, porém, quando se alimenta de forma mais frequente, ele acaba por gastar mais calorias. Comer a cada 3 horas modifica o metabolismo permanentemente e positivamente.

Beber bastante água: É fundamental para o metabolismo, já que ela está presente na maioria das funções do organismo.

Dormir bem: O sono atrasado e a idade também interferem nessas funções. Dormir bem todas as noites ajuda a melhorar o metabolismo.

Tome sempre o pequeno-almoço: Quem salta esta refeição reduz drasticamente a velocidade do metabolismo.

Pratique exercício físico: Quando associada ao consumo de alimentos termogénicos, a actividade física regular pode manter o metabolismo a funcionar corretamente. Saia do sedentarismo. Opte pela musculação, pois apesar de todos os tipos de exercícios serem benéficos, este em especial permite maximizar o rendimento do metabolismo. Exercícios aeróbicos também ajudam.

 

Principais alimentos a incluir na dieta

Os alimentos termogénicos* são aqueles capazes de aumentar a queima de calorias durante a digestão e o processo metabólico. Como têm a capacidade de acelerar o metabolismo, consequentemente aumentam a queima de gorduras.

Pimenta: Pode acelerar o metabolismo em até 20%. A explicação está na sua capacidade de aumentar a temperatura corporal, factor que influencia directamente a velocidade das reacções metabólicas.

Gengibre: O gengibre é um grande coadjuvante no emagrecimento. Assim como a pimenta, o gengibre também acelera o metabolismo em até 20%. Pode ser consumido cru, refogado, liquidificado com outros alimentos ou em forma de chá.

Canela: A canela aumenta o metabolismo e é rica em cálcio, um mineral extremamente importante nos processos de emagrecimento. Além de tornar as refeições deliciosas, pode ser consumida em conjunto com frutas e em iogurtes.

Ómega 3: Possui propriedades anti-inflamatórias, ajuda a prevenir e tratar doenças cardiovasculares e aumenta o metabolismo. Pode ser encontrado: no salmão, sardinha, atum, truta, cavalinha, arenque, anchovas, bacalhau, mariscos, etc.

Hortelã: A hortelã contém vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, componentes que auxiliam na digestão, principalmente se consumida após as refeições.

Chá verde: O chá verde tem a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que inibe a acção da amilase, que é a enzima responsável por digerir os hidratos de carbono. Além de acelerar o trânsito intestinal e aumentar o metabolismo, leva o organismo a queimar mais calorias.

Açafrão: Para um metabolismo saudável é importante um sistema digestivo que funcione correctamente. Uma pesquisa recente mostrou que o açafrão produz a bile, estimulando a vesícula biliar. Acredita-se que este processo melhora a digestão. Incorpore o açafrão como um ingrediente na sua cozinha.

Guaraná em pó: Contém cafeína em proporções maiores até que no conhecido café, além disso, também contém teobromina com propriedade semelhante à da cafeína, assim o guaraná também acelera o metabolismo.

Vinagre de maçã: Pode actuar como aliado do organismo, acelerando o metabolismo.

 

*Um termogénico (também chamado de queimador de gordura) é um tipo de suplemento que aumenta o metabolismo, fazendo com que a gordura corporal seja queimada mais facilmente, mesmo se não praticar exercício físico.

Voltar |

Produtos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização