A vitamina B1, ou tiamina, desempenha um papel fulcral no metabolismo energético, dado a sua falta prejudicar quase todas as funções importantes do corpo.

Além disso fortalece o sistema imunológico e a capacidade de reação do organismo ao stresse. Também beneficia os olhos, a pele e os cabelos. Há estudos que indicam que a vitamina B1, aliada a outros nutrientes, pode reduzir o risco de desenvolvimento das cataratas. Também atua de forma positiva no sistema nervoso.

Embora presente em quase todos os alimentos, destacam-se as principais fontes: cogumelos, gema de ovo, pão e cereais integrais, nozes, peixe, sementes de girassol e de linhaça, beterraba, maçã, laranja, levedura, gérmen de trigo, queijo, fígado, rins, cebola, cenoura, alface, beringela, abóbora, carnes magras, amendoins e tomate.

A sua carência pode levar à demência. Os doentes submetidos a cirurgia bariátrica podem sofrer de défice grave desta vitamina. Os doentes cardíacos, diabéticos ou gastrointestinais também podem revelar falta de tiamina, atendendo à ação de alguns medicamentos que precisam de tomar. Os idosos também são um grupo de risco, pois a sua capacidade de absorção da vitamina B1 diminui. Demasiada cafeína, o tabaco e os antiácidos também prejudicam a absorção desta vitamina. Contudo, o principal obstáculo à sua absorção é o excesso de bebidas alcoólicas.

A ingestão da vitamina B1 em excesso pode causar sintomas como sensação de calor, transpiração excessiva, náuseas, etc. e até mesmo choque anafilático. Aconselhe-se com o seu médico.

SABIA QUE...

  • Beribéri foi uma doença que se espalhou pelos nativos do Pacífico (o nome significa fraqueza extrema) por volta de 1652 e pelo sudeste asiático, e cuja causa se devia a uma carência grave de vitamina B1 no organismo, podendo atingir humanos e animais (fadiga, problemas de mobilidade e visão, edemas…). A alimentação das camadas mais pobres desses povos baseava-se quase exclusivamente no arroz, o que explicava a carência. Ao diversificarem-na com legumes, peixe e carne, erradicaram a doença. O fator contra a beribéri foi isolado e sintetizado em 1911 por Casimir Funk, bioquímico polaco considerado o ‘pai da terapia com vitaminas’. Esta é uma das muitas doenças graves que se devem exclusivamente à falta de uma ou outra vitamina.

NÃO SE ESQUEÇA:

  •  Nunca tome nenhum suplemento vitamínico sem consultar primeiro o seu médico.

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do e-mail apoioacliente@blissnatura.pt

Niacina (Vitamina B3)
A niacina, ou ácido nicotínico, foi a terceira vitamina do co...
Vitamina C
A vitamina C favorece a formação dos dentes e ossos; ajuda a ...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização