Existem alimentos que podem ser consumidos para manter a saúde do cérebro e ajudar a manter a cabeça mais ativa, atenta e com boa memória.

Os alimentos que ajudam a melhorar a memória e concentração são os alimentos ricos em ómega-3, ácido fólico, vitaminas C e E, entre outras vitaminas.

Veja abaixo uma lista com 10 alimentos que pode incluir na sua dieta para ter uma boa memória e saúde cerebral.

 

.: Salmão

O salmão um dos alimentos mais ricos em ómega-3. O ómega-3 é fundamental para o bom funcionamento dos neurónios, ajudando a melhorar a capacidade do cérebro em reter informações, além de ser anti-inflamatório. O salmão também possui vitaminas que contribuem para a saúde cardiovascular.

 

.: Espinafres

Espinafres são fontes de vitamina E, ácido fólico e luteína. Além de ajudarem a proteger os neurónios, possui ação antioxidante que previne o envelhecimento das células cerebrais. O seu consumo permite um melhor funcionamento do cérebro e preservação das capacidades cognitivas.

 

.: Brocólos

Os brócolos possuem vitamina K, muito importante para a manutenção das capacidades cognitivas, melhorando a memória, o raciocínio e a capacidade de aprendizagem.

 

.: Ovos

Os ovos possuem muitos nutrientes que são benéficos para o cérebro e para o organismo, como o ácido fólico e a vitamina B12, além da proteína. Todas essas substâncias permitem o bom funcionamento cognitivo e ajudam a memória.

 

.: Abacate

O abacate é outra fonte de ómega-3 e não só. Ele também tem ómega-6, vitamina k, vitamina E, e outras vitaminas antioxidantes que protege o cérebro e aumenta a capacidade de gravar informações.

 

.: Morangos

Os morangos são ricos em fisetina, uma substância que melhora as funções cognitivas, como a memória, atenção e o raciocínio. O morango também ajuda a prevenir doenças mentais, como o Alzheimer.

 

.: Tomate

Assim como os morangos, o tomate também possui fisetina, que contribui para a manutenção da memória e previne doenças mentais.

 

.: Café

A cafeína presente no café tem ação antioxidante e poder estimulante para o cérebro, mantendo-o mais ativo e alerta, melhorando assim a concentração, o foco e a absorção de informações.

 

.: Frutos secos

Frutos secos são ricos em ómega-3, ómega-6, vitamina B6 e vitamina E. Além da ação antioxidante já conhecida pelo ómega-3, as outras vitaminas presentes nos frutos secos também ajudam a prevenir o envelhecimento do cérebro e a reforçar a memória.

 

.: Chocolate preto

O chocolate preto possui antioxidantes que protegem as células cerebrais e melhora a memória e as funções cognitivas, além de prevenir doenças mentais. Ele também ajuda na produção de endorfina, que melhora o humor.

 

Vale a pena lembrar que para manter uma mente jovem e ativa é necessário, além de uma alimentação saudável e balanceada, ter uma boa noite de sono e praticar atividades físicas.

 

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected].

Ómega-3 para melhorar a memória e a saúde do cérebro
Alguns estudos indicam que os ácidos que compõem o óme...
Também pode gostar de:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização