É importante privilegiar uma alimentação variada e equilibrada, rejeitando ao máximo alimentos prejudiciais para a sua saúde e organismo.

Neste sentido, a alimentação saudável é um dos fatores mais significativos para garantirmos uma boa qualidade de vida. 

Aposte numa alimentação variada rica em frutas, legumes e verduras e inclua também a carne e o peixe, pois ambos são bastante nutritivos para o nosso organismo.

Quer saber quais os alimentos prejudiciais para a sua saúde? Tome nota.

  • BEBIDAS AÇUCARADAS: a sua ingestão em grandes quantidades pode levar a um aumento de peso e obesidade. Pode também provocar resistência à insulina e está relacionada com o aparecimento de doenças graves como diabetes.
  • PÃO BRANCO: é um dos alimentos mais prejudiciais para a sua saúde. Geralmente é feito a partir de trigo, que contém a proteína glúten, nutriente prejudicial a pessoas com doença celíaca ou intolerantes ao glúten. Outro problema é que a maioria dos pães é feita a partir de trigo refinado, que é pobre em nutrientes essenciais (calorias vazias).
  • DOCES, BISCOITOS E BOLOS: a maioria não são saudáveis porque são feitos com açúcar refinado, farinha de trigo refinada e gorduras trans (ácidos gordos). Quase sem nutrientes essenciais, estão carregados de calorias e ingredientes pouco saudáveis.
  • BARRAS DE CEREAIS: apesar da fama de serem saudáveis, a maioria contém muito açúcar, gorduras trans, e são pobres em fibras e proteínas. 
  • CHOCOLATE BRANCO: não pode ser considerado chocolate porque na sua composição não existe massa de cacau. Contém apenas manteiga de cacau, ou seja, gordura. O chocolate branco é rico em açúcar e não contem nutrientes importantes, apenas calorias.
  • ENCHIDOS: estudos mostram que pessoas que comem enchidos têm um maior risco de desenvolver cancro do estâmago e do colon, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. 
  • ALIMENTOS FRITOS: o óleo vegetal depois da ebulição altera as características dos alimentos que são nele mergulhados. Pela ação do calor algumas substâncias que formam em óleos e gorduras transformam-se em glicerol e ácidos gordos. O primeiro, com as temperaturas muito altas, provoca a desidratação da molécula, formando uma substância chamada acroleína que é potencialmente cancerígena. Ela destrói as fibras elásticas das artérias e irrita as mucosas gastrointestinais.
  • REFEIÇÕES FAST FOOD: são muito pouco saudáveis. Este tipo de alimentos, geralmente, apresentam um elevado teor de gordura, sal, açúcar e calorias. 
  • TEMPEROS: possuem doses elevadas de sódio e outras substâncias prejudiciais para realçar o sabor, como o glutamato monossódico e conservantes. Prefira ervas frescas.
Saiba o que fazer com as alergias na Primavera!
O impacto das alergias na Primavera torna-se maior devido ao aumento de p&o...
Os benefícios do Yoga para o nosso corpo e mente
Relaxa, corrige problemas de postura e ainda emagrece. Fique a conhecer os ...
Também pode gostar de:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização