O seu carrinho está vazio!

5 Benefícios do Selénio – Para que serve e onde encontrá-lo

16 de Abril, 2020

O selénio é um mineral que vem do solo e os seus benefícios são de extrema importância para o bom funcionamento do organismo humano.

Está presente em alimentos como ovo, peixe e cogumelos e não deve ser consumido em grandes quantidades.

Está presente em alimentos como ovo, peixe e cogumelos e não deve ser consumido em grandes quantidades. 

Saiba que benefícios pode retirar do selénio e comece já a incluí-lo na sua dieta:

  1. É antioxidante – neutraliza os radicais livres, permitindo também atrasar o processo de envelhecimento celular. Se fuma ou bebe, este mineral pode ser um ótimo aliado. 

  2. Reforça o sistema imunitário – estimula a formação de anticorpos para combater bactérias e vírus, e ainda auxilia a redução das inflamações. 

  3. Protege o coração – aumenta a resistência do músculo cardíaco, sendo muito útil nas mulheres durante a menopausa. Para além disso, aumenta a quantidade de glutationa, um poderoso antioxidante que reduz a oxidação do colesterol nos vasos sanguíneos. 

  4. Melhora o funcionamento da tiroide – a deficiência de selénio pode levar a problemas de hipotireoidismo que ocorre porque as células de defesa passam a atacar a tireoide, reduzindo o seu funcionamento.

  5. Ajuda a ganhar massa muscular - o selénio oferece aos músculos uma proteção contra os radicais livres que são libertados após o treino de resistência muscular. Dessa forma, os músculos são beneficiados pelo selénio, uma vez que a sua recuperação após o treino torna-se mais rápida.

Este mineral está presente em vários alimentos saborosos que pode incluir facilmente na sua dieta: salmão, farelo de trigo, sementes de girassol (secas), fígado de bovino, camarão, milho e ostras cruas. A castanha-do-pará é conhecido como o alimento com maior concentração de selénio. 

A falta deste nutriente pode gerar situações de mialgia (dores musculares), maior suscetibilidade de desenvolver cancro e degeneração do pâncreas. Pode também sentir fadiga e ter problemas com a concentração e memoria. Deve, no entanto, ter algum cuidado no seu consumo, pois o excesso também pode trazer malefícios para a sua saúde.

A suplementação é uma solução que pode ajudar para quem pretende garantir a inclusão deste poderoso mineral no organismo. Pode consultar o seu médico de família ou nutricionista, que ajudarão com as quantidades certas. 

Voltar |

Produtos relacionados

Quer saber como pode consumir Selénio?

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização