O seu carrinho está vazio!

Cálcio para toda a vida!

Costumamos ouvir dizer que o cálcio é muito importante para os ossos, mas saiba que este não é o seu único papel!

Este mineral também é essencial para os músculos e para o coração. Não espere mais… inclua-o na sua dieta. Nós dizemos-lhe como!

Este mineral é encontrado em abundância no nosso organismo. Sabia que cerca de 2% do nosso peso é de cálcio? E que, de o todo cálcio presente no corpo, 99% está concentrado nos nossos ossos e dentes? O restante pode ser encontrado na corrente sanguínea e é responsável por agir juntamente com a vitamina K na coagulação do sangue. Dessa forma, o cálcio ajuda na contração dos músculos e no seu relaxamento, regula os batimentos cardíacos, auxilia na transmissão de estímulos nervosos e ainda combate a hipertensão.

Consegue agora perceber o papel fundamental deste mineral para o ser humano?

 

Aliado no combate aos quilos a mais

Para além de intervir em processos importantíssimos para a saúde do organismo em geral, o cálcio ajuda a não engordar, porque interfere na formação de células adiposas e cria uma barreira, fazendo com que a gordura consumida não seja totalmente absorvida pelo organismo.

Está comprovado que pessoas com deficiência de cálcio acumulam mais gordura, principalmente na zona abdominal, contribuindo para a famosa barriguinha. Além disso, também ajuda a controlar os níveis de colesterol. Por isso, é ideal manter a ingestão diária recomendada.

 

Em todas as fases da vida…

Ao contrário do que se pensa, o consumo de cálcio não deve restringir-se à infância, deve estar presente na alimentação durante todas as fases da vida. Aos 35 anos, atingimos o ápice de cálcio no nosso organismo. Depois dessa idade, mais ou menos a partir dos 40 anos, começa a ocorrer um declínio acelerado, fazendo com que o ser humano perca cerca de 1% de massa óssea a cada ano. Uma dieta pobre em cálcio na fase adulta pode levar a problemas como osteomalacia (deformação dos ossos) e osteoporose, que é a degeneração progressiva dos ossos, o que ocasiona fraturas, especialmente em pessoas mais idosas. Desta forma, é extremamente importante redobrar as atenções a partir dos 50 anos, principalmente as mulheres, que apresentam perda óssea mais acelerada, em especial na menopausa, período durante o qual se regista uma queda abrupta na produção de hormonas femininas, responsáveis por ajudar as células a fabricar novos tecidos ósseos.

 

Fontes de Cálcio

As fontes mais ricas em cálcio são o leite e os seus derivados (lácteos). Caso a pessoa seja intolerante à lactose, a soja (e produtos à base de soja) é um ótimo substituto. Outros alimentos ricos em cálcio são peixes (sardinha e salmão), aveia, avelã e verduras verde-escuras, como agrião, couve e brócolos.

Pode ainda incluir no cardápio cebola, salsa, batata doce, milho e alface. No que toca à fruta, a laranja e o açaí são ótimas fontes.

Fique ainda a saber que a prática de exercício físico ajuda na absorção do mineral. A vitamina D é outra grande aliada do cálcio quando se fala de absorção. Por isso, nada melhor do que apanhar um pouco de sol todos os dias. Pode ainda optar pela toma de um suplemento.

 

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected]

Voltar |

Produtos relacionados

Entenda como pode reforçar os seus ossos e articulações

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização