O seu carrinho está vazio!

Cuidados básicos para enfrentar os dias mais frios

9 de Janeiro, 2017

O inverno está a chegar.

Com as temperaturas mais baixas, acabamos por permanecer mais tempo em ambientes fechados e abrimos as portas à gripe, constipações e outras doenças típicas da estação. Tome nota das nossas dicas para “dar a volta” a esta situação e mantenha-se cheia de saúde.

Gripe e constipação não são a mesma coisa

É frequente as pessoas acharem que gripe e constipação são a mesma coisa. É verdade que os sintomas são idênticos e não raras vezes se confundem, mas estas duas doenças são bem diferentes. A gripe é causada pelo vírus influenza, já a constipação é provocada pelo rinovírus e não é tão grave quanto a primeira. A infeção causada pelo vírus influenza, se não for controlada, pode mesmo matar, ao contrário do rinovírus, que costuma provocar apenas dor de garganta, espirros, secreção e obstrução nasal.
 

Evite estar em locais fechados

A gripe é contagiosa, por isso, uma das formas mais eficientes de evitá-la é evitar permanecer em locais abafados e com aglomerados de pessoas. Se usa os transportes públicos para ir trabalhar procure ir junto das janelas abertas, mesmo nos dias mais frios. A circulação de ar ajuda a minimizar a transmissão do vírus.
 

Tome a vacina da gripe

A vacina é uma ótima ajuda pois torna o organismo imune aos tipos mais comuns do vírus influenza. O Serviço Nacional de Saúde disponibiliza campanhas de vacinação, informe-se junto do seu médico de família.
 

Alergias respiratórias mais frequentes

As variações de temperatura são propícias ao desenvolvimento de alergias respiratórias, já que diminuem o sistema de defesa do organismo. Asma, bronquite, rinite e sinusite são as mais comuns durante as estações do frio. Lave bem a mantinha que manteve guardada durante todo o verão, aspire a causa de forma a eliminar ácaros e pó e tenho os outros cuidados básicos de higiente.
 

Conselhos para evitar crises

  • Mantenha o organismo hidratado. É importante beber água mesmo em dias frios, nos quais sente menos sede.
  • Evite ambientes com fumo ou muito pó.
  • Tente não fumar.
  • Procure respirar sempre pelo nariz, não pela boca. As narinas têm a função de filtrar e aquecer o ar antes de entrar no sistema respiratório.
  • As bactérias concentram-se em locais quentes, por isso mantenha a casa bem arejada.
  • Evite tapetes, carpetes, cortinas, peluches e tudo quanto contenha pelos, pois acumulam muito pó dando origem a alergias.
  • Não abra mão de uma boa alimentação também nos dias frios. Abuse das frutas, legumes e verduras.

 

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected]

Voltar |

Produtos relacionados

Saiba como proteger o seu corpo do frio

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização