A Curcuma, também conhecida como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou “tumeric”, é uma raiz da família do gengibre, de origem Indiana.

Considerada uma das substâncias mais benéficas para a saúde, este ingrediente oferece resultados importantes para o corpo e cérebro.

É uma planta com folhas longas e brilhantes, com cerca de 60 cm e apresenta uma coloração laranja. É a partir da sua raiz que se obtém a curcurina, uma substância com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes potentes.

Nos últimos anos, a curcuma tem vindo a ganhar grande notoriedade na Europa graças às suas inúmeras propriedades terapêuticas, provenientes essencialmente do composto Curcurina. 

Curcurina (proveniente da Curcuma) - é um composto anti-inflamatório natural 
Para além do seu uso como condimento, a curcuma tem uma grande utilidade como um composto anti-inflamatório. O interesse crescente nesta substância pelo mundo ocidental, permitiu a sua inclusão em diversos suplementos alimentares que auxiliam o tratamento de determinadas doenças e dores.

A Curcuma possui óleos essenciais que caracterizam o aroma da planta e atuam como analgésicos, cicatrizantes, antioxidante e anti-inflamatório. Desta forma, existem inúmeras situações em que a curcurina pode servir como um auxiliar a determinado tratamento: 

  • Reduzir a dor muscular dos atletas;
  • Recuperação pós-treino em pessoas fisicamente ativas;
  • Auxílio nos tratamentos de pessoas com Artrite ou inflamações reumatológicas;
  • Auxílio no tratamento de pessoas que sofrem de dor crónica;
  • Auxílio para pessoas que sofrem com dores nos ossos e articulações - Exemplo: lombar, coluna, costas, entre outras;
  • Benefícios para problemas de pele como eczema e acne.

NOTA: É importante consultar sempre um especialista antes de começar a tomar qualquer tipo de suplemento ou ingredientes.

Para além das suas propriedades anti-inflamatórias, esta substância oferece também benefícios outros benefícios. Por conter um grande poder anti-inflamatório, a curcuma aumenta a imunidade, melhora os sintomas da menstruação e ajuda na prevenção de doenças cardíacas e do sistema nervoso.

Ver produtos curcurinna
Alternativas para quem não gosta de desporto - Mexa-se!
O Exercício Físico é uma dor de cabeça para si?...
Diga adeus à vida sedentária: exercícios simples
A falta de exercício físico traz-nos complicaçõ...
Também pode gostar de:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização