O cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes, pelo que o seu consumo deve ser adequado.

Devem existir cuidados redobrados com as crianças visto ser na fase infantil que são criadas as reservas de cálcio no organismo para o resto da vida.

Existem minerais, nutrientes e vitaminas que são imprescindíveis ao organismo e ao seu bom funcionamento. Dizem os entendidos que, entre os 9 e os 18 anos são necessários 1.300 mg de cálcio por dia, ao passo que na vida adulta é necessário cerca de  1.000 mg diários de cálcio que são facilmente atingidos com 2 iogurtes ou 3 copos de leite,  por exemplo. É importante desde cedo criarem-se bons hábitos alimentares por forma a ajudar a manter o cálcio no organismo, visto que o seu défice causa transtorno e problemas nas funções vitais podendo a médio ou a longo prazo surgir um quadro de osteoporose.

 

As funções do cálcio

O cálcio no organismo está distribuído entre os ossos, dentes e sangue e está envolvido no metabolismo de todas as células do corpo, como no mecanismo de contração muscular dos membros ou do coração, na transmissão de impulsos nervosos entre o cérebro e o resto do corpo e até no equilíbrio do pH do sangue. Para que seja absorvido de forma eficiente é importante que seja ingerido sem alimentos que contenham cafeína ou ferro, pois estes nutrientes impedem a fixação do cálcio nos ossos. Deve optar sim por ingerir alimentos fontes em cálcio da forma mais variada possível e apostar na Vitamina D,  já que esta estimula o intestino a absorver melhor e mais rapidamente o cálcio ingerido (o leite é exemplo disso).

Além da alimentação, a atividade física, especialmente aquelas que envolve impacto, como corridas ou caminhadas, aumenta também, ainda que indiretamente, a eficácia da absorção do cálcio e estimula o acumulo da massa óssea. Existe por outro lado, medicação natural e variados suplementos que são bastante aconselhados para manter o cálcio no seu organismo.

 

A quantidade certa

A infância é uma fase da vida onde o cálcio é importantissimo para formar ossos fortes e firmes e crescerem mais longos e largos, além de ajudar os dentes a desenvolverem-se de forma apropriada. Caso falte cálcio, os ossos poderão não crescer em todo o seu potencial de altura. De acordo com os especialistas a recomendação de cálcio por dia varia de acordo com a idade:

  • 1 a 3 anos: 500 miligramas;
  • 4 a 8 anos: 800 miligramas;
  • 9 a 18 anos: 1.300 miligramas;

 

Após os 25 anos, os ossos não crescem mais, mas ainda é possível adicionar cálcio nos ossos consumindo alimentos próprios para o efeito, para que fiquem mais fortes e densos, pois na meia idade os ossos começam de forma natural e lenta a perder cálcio:

  • entre 19 e 50 anos é de 1.000 miligramas;
  • a partir dos 50 anos é de 1.200 miligramas;

 

Alimentos ricos em cálcio:

  • Leite e seus derivados;
  • Amêndoas;
  • Brócolos;
  • Espinafres;
  • Tofu;
  • Feijão;
  • Quiabos;

 

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail apoioacliente@blissnatura.pt

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