A atividade física é vital para o bom crescimento e desenvolvimento do corpo e intelecto.

Por isso, o exercício para crianças deve ser levado com seriedade, pois ajudará os mais novos a viverem com mais qualidade de vida. 

O exercício físico nos primeiros anos de vida cria hábitos saudáveis junto dos mais pequenos e ajuda também a ganhar e desenvolver determinadas competências físicas, nomeadamente, resistência, coordenação, força, agilidade, etc. 

Neste sentido, as modalidades desportivas devem fazer parte da rotina da criança a partir dos 8 anos. No entanto, não devem ser impostas, pois a criança deverá escolher com que tipo de atividade se identifica mais. O incentivo para a competição saudável para estas situações é importante do ponto de vista educacional e de socialização. 

Os especialistas dão algumas dicas para os pais relativamente ao exercício para crianças, de acordo com a sua faixa etária:

:: DAS 6 SEMANAS A 1 ANO

  • A criança deve ser estimulada com brinquedos e emitem sons. Cantar músicas e gesticular ritmadamente irá incentivar a imitação e coordenação motora;
  • Espalhe alguns brinquedos pelo ambiente para que a criança se mova para alcançá-los.

 

:: DO 1º ANO DE VIDA AOS 3 ANOS

  • Devem ser apresentadas às crianças atividades que motivem a sua participação como teatro, fantoches;
  • Atividades que visem o equilíbrio, a independência e flexibilidade também são de extrema importância. Deixe a criança dançar livremente ao som de uma música ritmada.

 

:: DOS 3 AOS 5 ANOS

  • Os exercícios mais indicados podem são aqueles que envolvem correr, saltar, pontapear, agarrar ou dançar;
  • Podem ser feitas brincadeiras de brincar à apanhada, jogar à bola, entre outras. 

 

:: DOS 5 AOS 8 ANOS

  • Incentivar atividades que envolvem correr, saltar, agarrar, dançar. Algo que possa desafiar a criança;
  • Alguns exemplos jogo da macaca, saltar à corda, corrida de sacos, etc. 

 

:: DOS 8 AOS 14 ANOS

  • Os pais devem apresentar a maior quantidade possível de modalidades desportivas e deixar que eles escolham;
  • As atividades preferidas nesta fase são: futebol, natação, voleibol, artes marciais, ginástica, ténis, etc.

É importante que os pais incentivem e procurem saber quais as atividades preferidas as crianças e proporcionem a sua realização. Por norma, elas preferem atividades divertidas e que permitam o contacto com os pares. 

Exercício físico para as mulheres – Todas as Idades!
Veja a importância e as nossas sugestões de exercício f...
Os Melhores alimentos para o Verão – Verão Saudável
Conheça tudo sobre os 8 dos melhores alimentos para o Verão, ...
Também pode gostar de:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização