O magnésio tem um papel preponderante na vida animal e vegetal, visto estar presente na clorofila. É essencial à fixação correta do cálcio no organismo.

No ser humano promove a manutenção da saúde dos nervos, músculos e ossos, controla a função cardíaca, melhora a tensão arterial, os níveis de glicose e o sistema imunitário. E, sobretudo, intervém na prevenção de processos inflamatórios. Como medicamento é utilizado como antiácido e laxante (leite de magnésia) sob a forma de hidróxido de magnésio e o  pó de carbonato de magnésio é utilizado por atletas para eliminar o suor das mãos. Outras preparações com magnésio são úteis para os músculos, evitando as cãibras, e para o bom funcionamento cerebral.

Dos alimentos ricos em magnésio destacam-se as sementes de linhaça, de sésamo e de abóbora, as folhas verdes das hortaliças, as oleaginosas (nozes, castanhas e amendoim) e a aveia. Outras fontes encontram-se no leite, iogurte, chocolate amargo, figos, abacate e feijão.

O stresse e o abuso do álcool aumentam as necessidades de magnésio. A sua carência nos humanos pode causar: agitação, anemia, anorexia, ansiedade, mãos e pés gelados, perturbações da tensão sanguínea (hipertensão e hipotensão), insónias, irritabilidade, náuseas, fraqueza e tremores musculares, nervosismo, desorientação, alucinações, cálculos renais e taquicardia. Também pode causar o endurecimento das artérias e a calcificação das cartilagens, articulações e válvulas cardíacas, assim como a descalcificação nos ossos (osteoporose). A doença de Crohn, problemas inflamatórios crónicos, a doença celíaca, doenças renais e o alcoolismo crónico podem levar à deficiência de crómio no organismo.

Tomado em excesso pode causar boca seca, insuficiência respiratória, fraqueza muscular, hipotensão (tensão baixa), náuseas e rubor facial.

SABIA QUE…

  • O nome é originário de Magnésia, que em grego designava uma região da Tessália. O magnésio foi descoberto em 1755 pelo escocês Joseph Black.

NÃO SE ESQUEÇA:

  • Alguns medicamentos também podem provocar uma baixa concentração de magnésio no sangue, pelo que nunca tome nenhum suplemento vitamínico (sobretudo se sofrer de doenças crónicas) sem consultar primeiro o médico.

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do e-mail apoioacliente@blissnatura.pt

Iodo
O iodo é importante para o organismo tanto dos seres humanos como do...
Niacina (Vitamina B3)
A niacina, ou ácido nicotínico, foi a terceira vitamina do co...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização