Os melhores alimentos para o Verão são aqueles que se desenvolvem naturalmente durante esta época.

Devemos ingerir alimentos específicos de cada estação, pois a Natureza oferece-as por alguma razão. 

O Verão presenteia uma grande variedade de frutas e hortícolas ricos em vitaminas e sais minerais, compostos por uma quantidade apreciável de água, contribuindo para manter uma boa hidratação do organismo mesmo nos dias mais quentes. É muito comum apostar-se numa alimentação mais leve e “fresca” durante este período devido ao calor que temos que suportar.

Neste sentido, fique a conhecer quais os melhores alimentos para o verão, que deve consumir:

:: KIWI

O kiwi é uma ótima fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas. Possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticancerígenas e laxantes. 

:: MELÂNCIA

Constituída por 80% de água, a melância é um alimento altamente hidratante que, para além de cuidar da pele, favorece o metabolismo. Esta fruta é rica em vitaminas, minerais e fitoquímicos, entre eles, os flavonoides e fitofenóis, com poder antioxidante, que previnem o envelhecimento celular.

:: MELÃO

Composto essencialmente por água e hidratos de carbono, o melão contém quase todas as vitaminas do complexo B que fortalecem o sistema nervoso e o metabolismo, e reforçam a agilidade física e mental. Sabia que o melão contém substâncias que ativam o funcionamento das hormonas sexuais, aumentando a libido e o desejo sexual?

:: UVAS

A uva é uma fruta purificadora e rica em açúcares naturais. Da sua composição fazem parte poderosos desintoxicantes benéficos para o fígado, rins e aparelho digestivo. Para além de nutritiva, a sua riqueza antioxidante ajuda a proteger contra o cancro, envelhecimento precoce e previne os problemas de circulação sanguínea.

Nota: devido ao seu elevado índice glicémico, as pessoas com diabetes ou excesso de peso devem consumi-las com muita moderação.

:: TOMATE

O tomate é um alimento rico em vitaminas A, B e C, além de ser um excelente tempero e possuir algumas propriedades terapêuticas. Favorece o crescimento e o bom estado dos ossos, além de ajudar a combater as infeções bacterianas e perturbações do aparelho digestivo.

:: PIMENTÃO

O pimentão ou pimento é muito utilizado na culinária de todo o mundo. É rico em vitamina C e vitamina B6 e tem um elevado teor de betacaroteno, ideal para prevenir doenças.

:: CENOURA

A cenoura é um dos melhores alimentos para o verão, pois contém betacaroteno, um carotenoide com ação antioxidante que estimula a produção de melanina pelos melanócitos, aumentando a proteção natural da pele contra os raios solares, UVA e UVB.

:: BRÓCULOS

Os brócolos são um super alimento rico em minerais como cálcio, potássio, ferro, zinco, sódio, e vitamnias  A, C, B1, B2, B6, K, bem como fibra alimentar. Este legume possui propriedades anticancerígenas graças à sua composição em fitoquímicos como os compostos isotiocianatos. O consumo diário de brócolos ajuda a prevenir doenças do coração, úlceras e gastrites.

Com tudo isto, não se esqueça da importância de beber agua para que o seu corpo esteja bem hidratado, especialmente durante o verão. 

A importância do exercício para crianças e algumas Ideias
Sabia que o exercício para crianças é vital para o seu...
8 opções naturais para aliviar alergias
Os sintomas da alergia prejudicam, muitas vezes, o nosso dia-a-dia... Mas n...
Também pode gostar de:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização