|
Previna a doença silenciosa! Saiba como cuidar de si e evitar osteoporose, que ocorre mais nas mulheres depois da menopausa e nas pessoas idosas! Esta doença deixa os ossos ficam mais frágeis e quebradiços, levando a um aumento do risco de fraturas. Indivíduos com osteoporose podem sofrer uma fratura até mesmo após uma pequena pancada ou queda da própria altura, durante as simples atividades do dia a dia. Esta patologia não apresenta sinais nem sintomas até acontecer uma fratura. Por este motivo, ela é frequentemente chamada de “doença silenciosa”. Mundialmente, estima-se que ocorre uma fratura osteoporótica a cada três segundos. As fraturas ocorrem mais frequentemente em locais como o pulso, o braço, a bacia, a anca e a coluna, e podem resultar em dor forte, incapacidade significativa e até mesmo morte.
Idosos e mulheres pós-menopausa são os que mais sofrem da osteoporose. Além da idade avançada, outros fatores de risco são histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, tabaco, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal. Esta patologia pode ser prevenida. O objetivo é conseguir ossos fortes enquanto se é novo e evitar a perda de massa óssea quando se começa a envelhecer.
Ter um estilo de vida saudável, com uma dieta rica em cálcio e vitamina D, praticar exercício físico regularmente, evitar o tabagismo e a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas são alguns dos fatores importantes para a qualidade do osso formado ao longo da vida, o que contribui para diminuir o risco de osteoporose na vida adulta e na velhice. Tomar um suplemento de cálcio também pode ajudar na “luta” contra a doença. Contacto Útil APOROS Horário de atendimento: 6ª feira das 10:30 às 13:00 Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected] |
Osteoporose: a doença silenciosa
Voltar
|