A canela é uma especiaria amplamente consumida no mundo e que traz diversos benefícios para a saúde. Proveniente da casca de uma árvore, ela contém vitaminas A e C, fibras, cálcio, ferro, magnésio, potássio e outras substâncias, que ajudam desde controlar os níveis de gordura e açúcar no sangue, melhorar a saúde dos ossos, promover a saúde cerebral, até ao combate da fadiga.

Ela deve ser consumida de forma moderada e pode ser em forma de chá, infusões, tempero ou acrescentada a receitas diversas. Antes de consumi-la, o ideal é consultar um médico para determinar se há possíveis contraindicações. Abaixo listamos os benefícios que a canela pode trazer para a saúde.

 

1. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Segundo estudos, a canela é um ótimo aliado para pessoas com diabete tipo 2, uma vez que ela ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Isso porque a canela diminui a resistência à insulina e contribui para uma melhor gestão do açúcar no organismo. A recomendação é que ele seja consumido com o estômago vazio e também após as refeições.

 

2. Ajuda a diminuir os níveis de colesterol

A canela é rica em antioxidantes, que são extremamente benéficos para o organismo. Estudos comprovaram que ingerir meia colher de sopa por dia tem um efeito positivo na redução do colesterol mau no sangue.

 

3. Promove a perda de peso e a compulsão por doces

Devido a ação termogénica da canela no organismo e também outras propriedades, ela acaba por se tornar um excelente aliado para a perda de peso, favorecendo o controlo da obesidade. Ela também proporciona a sensação de saciedade, o que também contribui para o emagrecimento e ajuda a controlar a vontade de comer doces.

Mas lembre-se: a canela por si só não faz milagre. Para ajudar na perda de peso é necessário ter uma alimentação saudável e a prática de exercício físico regularmente.

 

4. Melhora a digestão e a saúde intestinal

Devido as ações anti bactericidas, antiespasmódicas e anti-inflamatória, a canela é uma boa ajudante na hora da digestão, principalmente quando aliada ao mel. Para consumir com essa finalidade, misture 1 colher de mel com 1 colher de canela em um chá. As propriedades da canela também auxiliam problemas de azia, refluxo, gazes, diarreia e outras questões intestinais.

 

5. Ajuda a reduzir inflamações

Os antioxidantes presentes na canela possuem também efeito anti-inflamatório, reduzindo o risco de doenças e o aumento da inflamação nos tecidos. Alguns estudos também relacionam os antioxidantes presentes na canela com o combate ao cancro, uma vez que eles eliminam os radicais livres que causam a doença.

 

6. Ajuda a combater as infeções das vias respiratórias

A ação anti-inflamatória e antibacteriana da canela faz com que ela seja uma aliada no combate às gripes e constipações, isso porque ela tem um efeito secante das mucosas e também é um expetorante natural. Para essa finalidade, ela deve ser consumida como infusão no máximo 2 vezes por dia.

 

7. Ajuda a diminuir o cansaço e melhora o humor

As propriedades da canela fornecem energia ao corpo, o que dá mais disposição. Ela também fornece um aumento da resistência ao estresse, o que melhora a sensação de bem-estar e o bom humor.

 

8. Melhora a saúde dos ossos

Rica em cálcio, magnésio, antioxidantes e outros minerais, a canela contribui para a saúde dos ossos. Seu efeito anti-inflamatório para pode ajuda a diminuir o risco de osteoporose e outras inflamações.

 

9. Possui ação antioxidante

Os nutrientes e antioxidantes presentes na canela, além do efeito anti-inflamatório também ajuda a combater o envelhecimento precoce. Para essa finalidade, a ela pode ser tanto consumida quanto aplicada diretamente na pele.

 

10. Promove a saúde cerebral

Os óleos essenciais, o magnésio, os flavonoides de zinco e o iodo promovem a circulação sanguínea e estimulam o bom funcionamento do cérebro. Alguns estudos indicam que o cinamaldeído e a epicatequina presentes na canela podem prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson.

 

11. Melhora a saúde sexual

A canela tem propriedades afrodisíacas e também ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Isso faz com que o contato sexual seja mais prazeroso, uma vez que aumenta a sensibilidade e o desejo. Para esse fim, podem ser utilizadas velas com aroma de canela no ambiente.

 

 

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do e-mail [email protected].

Ómega-3, ómega-6 e ómega-9
Os Ómega são ácidos gordos que têm inúmer...
Também pode gostar de:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização