Engordar não é o único problema deste “doce veneno”! Manter os níveis adequados de açúcar no sangue é fundamental para prevenir e tratar a diabetes tipo 2, a hipertensão arterial e a hipoglicemia.

Até as alergias e o cancro são mantidos à distância se o consumirmos com moderação. Um dos principais fatores que dificultam o equilíbrio de açúcares no organismo é a carência, crónica, de magnésio, na nossa dieta.

Contudo, há alimentos que podem ajudar, com alguma rapidez, a equilibrar os níveis no sangue. Sabe quais são? Nós dizemos-lhe tudo.

  1. Vegetais de folhas verdes
    Todos os vegetais são ricos e necessários como fontes de magnésio, sendo fundamentais para a manutenção da saúde. Para equilibrar os níveis de açúcar no sangue os mais indicados, por serem boas fontes de magnésio, são o espinafre e a acelga.
     
  2. Sementes oleaginosas
    As amêndoas são uma das fontes mais importantes de magnésio, a par das nozes e cajus. Também são muito boas as sementes de abóbora, linhaça, girassol, chia, gergelim, cânhamo, entre outras, pela sua riqueza em ácidos gordos, sais minerais e óleos essenciais. 
     
  3. Cacau
    Aqui só é válido o cacau em pó puro, amargo a 100% e não de qualquer cacau ou chocolate de leite, misturado ou industrializado. O pó de cacau puro é muito rico em magnésio e pode ser adicionado a receitas, enriquecendo-as.
     
  4. Algas
    Quase todas as algas são comestíveis e ricas em magnésio e noutros minerais essenciais. Experimente a agar-agar, a spirulina, a nori - que comemos no sushi – entre muitas outras. Arisque, delicie-se e ganhe saúde.
     
  5. Cereais integrais e pseudocereais
    Os cereais integrais são muito mais ricos em fibra do que os grãos refinados e, portanto, também possuem mais minerais essenciais à nossa saúde. Passe a consumir arroz integral, aveia, painço, milho e as sementes que chamamos de pseudocereais, como a quinoa e o amaranto, e verá como a sua saúde agradecerá.

Sabia que?
O mel é um dos melhores “adoçantes naturais” que existe no mercado. É proveniente do néctar das flores e contém 80% de açúcares naturais, 18% de água e 2% de minerais, vitaminas, pólen e proteínas. Porém, é importante recordar que este alimento, apesar de saudável, possui calorias, por isso, deve ser usado em pequenas quantidades.

Sabia que?
Todo o corpo humano depende do magnésio. Este elemento é essencial para o bom funcionamento dos sistemas nervoso, cardiovascular, músculo, ósseo, digestório e respiratório. 
A carência deste mineral pode causar:
- Agitação, anemia, anorexia, ansiedade, mãos e pés gelados, perturbação da pressão sanguínea (tanto com hipertensão como hipotensão), insónia, irritabilidade, náuseas, fraqueza e tremores musculares, nervosismo, desorientação, alucinações, cálculos renais e taquicardia, entre outros problemas.

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected]

O poder do escalda-pés!
É uma técnica antiga de cura que não deveria ser esque...
Mente sã em corpo são
Anda mais stressado, nervoso ou deprimido? Ensinamos-lhe exercícios ...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização