Com o frio à porta surgem as doenças típicas da estação, que provocam sintomas incómodos, como nariz entupido, febre, dores e mal-estar geral. Veja como pode “dar a volta” a esta situação.

Ter um sistema imunitário forte e saudável é meio caminho andado para fazer frente aos vírus e bactérias e proteger o organismo de infeções. Tome nota das nossas dicas, que vão desde a alimentação aos cuidados básicos de higiene, e mantenha-se saudável.

  1. Alimente-se bem
    Fazer uma dieta equilibrada, que inclua nutrientes diversos, ajuda o organismo a manter-se mais sadio e forte, impedindo que as constipações e gripes surjam. Para isso, diariamente, deve ingerir 5 peças de fruta, verduras e legumes. Comer gengibre também é ótimo, pois esta raiz tem um excelente efeito anti-inflamatório.

     
  2. Diga adeus ao stress…
    A ansiedade e o stress prejudicam o sistema imunitário, responsável por defender o corpo da proliferação de células cancerígenas, vírus ou bactérias, ficando mais vulnerável ao aparecimento de doenças. Procure relaxar, encare as situações difíceis de forma menos complicada e pratique exercício físico, pois este ajuda a reduzir os níveis de stress e melhora a saúde em geral.

     
  3. Beba muita água
    Tomar muitos líquidos, em especial água, ajuda o organismo a combater a infeção e a eliminar as secreções que deixam o nariz entupido e os pulmões carregados. A água também auxilia na renovação celular, lubrifica as vias aéreas e evita que alergias atinjam o corpo. Beba, pelo menos, dois litros por dia.

     
  4. Inclua o zinco na dieta
    Nas estações mais frias do ano deve aumentar a ingestão de alimentos ricos neste mineral. O zinco, que pode encontrar nas carnes vermelhas, nas ostras, nos cogumelos e nos grãos, é fundamental para fortalecer a imunidade.

     
  5. Bons hábitos de higiene precisam-se!
    Lavar sempre as mãos antes das refeições ou após o uso da casa-de-banho, escovar os dentes várias vezes ao dia e tomar banho com regularidade, são cuidados básicos que deve ter para manter as infeções e as doenças à distância.

     
  6. Evite os exageros
    Abusar de alimentos gordurosos, de álcool, de drogas e de cigarros, passar noites seguidas sem dormir ou praticar exercício físico até à exaustão são comportamentos que deve evitar. Estes exageros são prejudiciais para o corpo humano e fazem com que a imunidade seja reduzida.

     
  7. Medicamentos em excesso… não!
    Muitos fármacos, como os corticosteroides, são imunossupressores e reduzem a produção de células do sistema imunitário e de anticorpos. Já os antibióticos aumentam a resistência das bactérias. Desta forma, evite tomar medicamentos sem necessidade pois pode tornar-se muito prejudicial para a saúde.

     
  8. Mais vitaminas
    É do conhecimento geral que uma alimentação rica em vitaminas – principalmente do grupo C, que pode encontrar na laranja, no abacaxi e no kiwi – é essencial para fortalecer o sistema imunitário. A vitamina A, presente nas cenouras e na abóbora, e a vitamina E, encontrada nos cereais integrais e sementes, são igualmente importantes. Se preferir, pode optar pela toma de um suplemento vitamínico rico em diversos nutrientes.

 

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