O consumo de alimentos ricos em cálcio e a adoção de hábitos saudáveis podem evitar ou adiar o aparecimento da osteoporose.

Doença que atinge principalmente o sexo feminino.

A osteoporose – doença caracterizada por ossos porosos e frágeis – ocorre quando há perda progressiva de cálcio no organismo. Entre as causas principais para o seu aparecimento estão: fatores genéticos, vida sedentária, menopausa (nas mulheres) e a queda da taxa de hormonas, tanto nas mulheres quanto nos homens.

Uma dieta equilibrada, rica em cálcio, a prática de exercício físico e apanhar sol são cuidados essenciais que devem ser levados em conta logo a partir da infância. Conheça outros comportamentos que deve adotar de forma a manter a saúde do seu esqueleto.

 

 Cuidados desde a infância

O pico de formação da massa óssea acontece por volta dos 25 anos, ou seja, nas primeiras décadas de vida! Desta forma, para garantir uns “ossos de ferro” no futuro e diminuir o risco de desenvolver doença que acometam os ossos, é importante que o consumo de alimentos ricos em cálcio e a prática regular de exercícios físicos comece no início da vida.

 

Mulheres mais atingidas!

O sexo feminino é o que mais sofre quando toca a enfermidades que atingem os ossos, principalmente após a menopausa, devido à diminuição gradual da produção de óvulos e à redução drástica da hormona estrogénio, que conduz a uma forte inibição da reabsorção óssea.

Mais cálcio na ementa

A melhor forma de fortalecer os ossos é consumir lacticínios, como leite, queijos e iogurtes, pois são os alimentos que têm a maior concentração do mineral. Ingira ainda:

  • Vegetais de cor verde-escura, como espinafres, couves, folhas de mostarda, quiabos, agriões, brócolos e rúcula.
  • Tofu.
  • Sardinhas, camarões e lagosta.

 

Adote bons hábitos

  • Aposte no exercício físico: promove grandes benefícios para a saúde em geral. A ginástica melhora ainda o equilíbrio, aumenta a absorção do cálcio nos ossos e desenvolve a massa muscular.

 

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail apoioacliente@blissnatura.pt

Depressão de inverno
O inverno é propício aos pensamentos negativos. Não se...
Rir é o melhor remédio
Você nem imagina o poder que uma simples gargalhada tem! Na verdade, ...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização