Chegou a hora de munir-se todas as “armas” que ajudam a proteger o corpo das temperaturas mais frias. 

A alimentação desempenha um papel importante na prevenção das doenças comuns de inverno, além de nutrir e dar energia ao corpo durante toda a estação. Porque mais vale prevenir do que remediar, conheça os alimentos que deve incluir na dieta!

Gripes, constipações e bronquite ocorrem mais frequentemente no inverno. Os sintomas incluem letargia, fadiga e dores de cabeça. Como o nosso corpo fica mais frio, a nossa necessidade de energia aumenta. Precisamos, por isso, de obter energia dos alimentos corretos. Ter um sistema imunitário forte é muito importante durante a estação mais fria do ano, pois como a resistência do organismo diminui ficamos mais propensos às doenças e às infeções.

Procure ingerir doses de vitamina A através de uma dieta que contenha vegetais e frutas ricas nessa vitamina, como cenoura, papaia, manga,  brócolos, abacate, entre outros alimentos. A vitamina A é importante porque contribui para que o organismo mantenha o equilíbrio celular dos tecidos da pele, para fortalecer o sistema imunitário e manter o globo ocular bem nutrido.

Também a vitamina C é uma poderosa aliada para prevenir contra gripes. Ela possui ação antioxidante, ajudando a combater radicais livres e a fortalecer o sistema defensivo, em especial os glóbulos brancos responsáveis por combater agentes infecciosos. Pode encontrar vitamina C em diversos alimentos, mas principalmente no quivi, no limão e na laranja.

 

Sopas sempre à mesa!

Além de ajudarem a aquecer o corpo, são leves e podem ser feitas com diversos vegetais ricos em vitaminas e minerais. Evite as sopas cremosas e com queijo, pois elas são ricas em gorduras e calorias. Adicione sempre legumes como batata, cenoura e vegetais como espinafre, agrião, brócolos e couve-flor. Os vegetais de cor branca não só estão cheios de nutrientes, como contêm também componentes que ajudam a combater e prevenir doenças e fazem baixar os níveis de colesterol. Use também carnes magras como peito de peru e frango, que são ricas em proteína e com poucas calorias.

 

Receitas ótimas

Sumo de manga

Ingredientes:

  • 2 mangas grandes;
  • 400 ml de água;

Preparação:

Descasque as mangas, em seguida retire-lhes o caroço e corte-as aos bocados. Transfira para a liquidificadora. Depois junte a água e bata até obter uma mistura homogénea. O seu sumo está pronto.

Nota – A manga é uma excelente fonte de vitamina C e caroteno, componentes fundamentais para a proteção da propagação de inúmeras doenças no nosso organismo.

 

Sopa de alho francês e cenoura

Ingredientes:

  • 400 g de alho francês cortado em pedaços;
  • 600 g de batatas cortadas em pedaços;
  • 600 g de cenouras cortadas em pedaços;
  • 1 cebola grande cortada em pedaços;
  • 400 g de alho francês cortado às rodelas finas;
  • 80 ml de azeite;
  • 1 cubo de caldo de galinha (opcional);
  • Sal q.b.

Preparação:

Numa panela coloque três litros de água, adicione as batatas, o alho francês cortado aos pedaços, a cenoura, a cebola e o cubo de caldo de galinha. Tempere com sal. Mexa, tape e deixe cozinhar durante 30 minutos. Entretanto, numa frigideira, leve ao lume o azeite e o alho francês cortado às rodelas. Mexa e deixe refogar durante 10 minutos em lume médio. Depois dos legumes cozidos, passe a sopa com a varinha mágica. Caso a sopa esteja muito espessa adicione um pouco mais de água. Junte o alho francês ao creme. Mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos. Está pronta a servir.

 

Bebida quente de banana

Ingredientes:

  • 2 bananas maduras cortadas às rodelas
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 lata de leite condensado
  • 6 chávenas (chá) de leite

Preparação:

Numa panela, coloque as bananas e a canela e deixe em lume baixo, mexendo de vez em quando, até a banana amolecer. Retire do lume e transfira para uma liquidificadora. Junte o leite condensado e o leite e bata até que esteja homogéneo. Volta para a panela e aqueça até iniciar fervura. Sirva a seguir.

 

Nota – Para níveis baixos de energia, nada melhor do que a banana. Contém três açúcares naturais, a sacarose, a frutose e a glicose, combinados com fibra. Apresenta ainda boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e é ótima fonte de potássio.

 

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail apoioacliente@blissnatura.pt

Dicas para ter um ventre liso
Sente barriga inchada e não sabe o que fazer para diminuí-la,...
Adeus insónias
As noites sem dormir afetam as defesas naturais do organismo e podem levar ...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização