Trata-se de um mineral milagroso que traz muitos benefícios ao organismo. A sua ausência é prejudicial, por isso nada melhor do que mantê-lo presente no seu dia-a-dia.

De acordo com os especialistas, o magnésio é o quarto mineral mais abundante no nosso organismo. Encontra-se distribuído no tecido ósseo (50%) e o restante nos tecidos, órgãos e sangue. Tem parte ativa na manutenção das funções cognitivas, muscular e na contração cardíaca, bem como um papel significativo no metabolismo da glicose da e insulina.

Por fim, desempenha uma importante função como segundo mensageiro intracelular influenciando a atividade de um dos transportadores de glicose (CLUT-4) e promovendo a entrada de glucose nas células.


Vários estudos recentes têm mostrado que o défice de magnésio está associado aos diabetes tipos 1 e 2, sendo que a ausência desse mineral aumenta o risco de desenvolvimento da retinopatia diabética, isto é, de lesões que aparecem na retina e que podem causar perda da acuidade visual. Na verdade, o magnésio é necessário para a produção de insulina pelo pâncreas e também ajuda na sua função de metabolizar a glicose sanguínea. 


Esta relação íntima entre magnésio e insulina determina o estado da nossa saúde. O magnésio e a insulina precisam um do outro e nós precisamos dos dois para o bom funcionamento do organismo. Os níveis baixos de magnésio intracelular e no sangue estão associados à resistência insulínica, com a intolerância à glicose e com a redução da secreção de insulina pelo pâncreas. 


O magnésio pode ser consumido através de suplementos alimentares ou pode ser encontrado em alguns alimentos, tais como as amêndoas, as avelãs, as sementes de abóbora, os espinafres, o abacate, a banana e o salmão. Este mineral desempenha um papel essencial na manutenção dos nossos músculos e também ajuda a prevenir a osteoporose, uma vez que produz uma hormona que auxilia a formação dos ossos. Regula ainda os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, controla a diabetes e protege o nosso coração.

Tome nota dos seus principais benefícios:

  • Protege o nosso coração
  • Melhora a saúde dos nossos ossos
  • Facilita a digestão
  • Ajuda a regular os níveis de açúcar
  • Previne e alivia dores de cabeça e enxaquecas 
  • Melhora a qualidade do sono
  • Estimula a produção de colagénio
  • Retarda o aparecimento de rugas
  • Auxilia na perda de peso
  • Aumenta a massa muscular

 

Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail apoioacliente@blissnatura.pt

Receitas para acabar com as constipações
Se pensa que nesta altura do ano já não pode apanhar uma cons...
Alimentos Ricos em Açúcar
A preocupação com a alimentação deve ser uma co...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização