O seu carrinho está vazio!

A importância do cálcio nas crianças

Previna a saúde dos ossos dos seus filhos logo na infância. Eles mais tarde irão agradecer! 

Lá diz o ditado: “de pequenino é que se torce o pepino”. É na fase inicial da vida que se dita a saúde para os anos futuros!


De acordo com os especialistas, o cálcio é deveras importante ao longo de toda a nossa vida e, nos primeiros anos, tal não é exceção. O cálcio é essencial para um adequado crescimento, visto que desempenha um papel importantíssimo na mineralização óssea, desde a sua formação até à manutenção dos ossos e dentes. Além disso, este mineral está envolvido nos processos de transporte de nutrientes nas células, na secreção hormonal, na ativação e liberação de enzimas em várias vias de metabolismo, na coagulação sanguínea, na contração muscular, na transmissão de impulsos nervosos e, ainda, na regulação da função muscular cardíaca.
Razões mais do que suficientes para manter-se atenta à saúde dos ossos dos seus filhos, visto que o défice dele acarreta vários problemas.


Alguns estudos demonstram que o baixo consumo alimentar de cálcio na infância e na adolescência, pode causar défice de crescimento e de desenvolvimento durante a puberdade, maior probabilidade de desenvolver sobrepeso ou obesidade, aparecimento de doenças ósseas, fraturas com maior frequência e osteoporose na fase adulta e idosa.


Qual é a solução mais palpável? Apostar em hábitos alimentares saudáveis, especialmente na ingestão adequada de cálcio, de fósforo e de vitamina D, uma ingestão que deve ser estimulada desde os primeiros anos de vida. Saiba que, mais do que consumir alimentos que são fonte de cálcio, é preciso ingerir aqueles que aumentam a absorção do mineral no organismo. Por exemplo, a vitamina D – obtida principalmente por meio da luz solar – auxilia o processo de aproveitamento e fixação do cálcio por meio da regulação dos níveis do mineral na corrente sanguínea.


Tome também especial atenção aos fatores que prejudicam a absorção do mineral. Falamos do ácido oxálico, que prejudica a capacidade do organismo de absorver o mineral. Esse ácido está presente na beterraba e nos espinafres. Portanto, evite combinar, numa mesma refeição, esses vegetais com fontes de cálcio, visto que entram em conflito e prejudicam a absorção do mineral. A cafeína e alguns refrigerantes a base de cola, por exemplo, também contribuem para a desmineralização óssea, bem como para a ingestão excessiva de sódio, pois esse mineral e o cálcio compartilham o mesmo sitio de absorção.


A quantidade de cálcio necessária para o bom funcionamento do organismo varia de acordo com a idade da criança, sendo que o consumo do cálcio deve estar incluído diariamente na dieta. A sua importância na alimentação infantil consiste em evitar o enfraquecimento ósseo, a formação de uma massa óssea pobre, problemas no crescimento e o aparecimento de raquitismo. Além disso, a ausência desse mineral pode promover também redução da força muscular e atraso no desenvolvimento motor. Esse défice de consumo pode vir também a originar uma osteoporose e fraturas ósseas aquando da fase adulta. Por conseguinte, mais vale prevenir que remedar!


Fontes de cálcio:

  • Hortaliças de folhas verdes escuras (como a couve, folha de mostarda, brócolos e nabo);
  • Soja;
  • Sardinha;
  • Salmão;
  • Moluscos;
  • Algas;
  • Tofu;
  • Amêndoa e nozes;
  • Leite e seus produtos.


Para mais informações fale com o nosso farmacêutico através do mail [email protected]

Voltar |

Produtos relacionados

Cálcio é fundamental no crescimento do seu filho. Saiba porquê?

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização